Fatores que influenciam o consumismo nos jovens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores que influenciam o comportamento de consumo dos jovens

Carlos Antonio Amancio; Gabriel Silva Oliveira; Raul Cardoso Cavalcanti Alves.

Resumo: O objetivo deste artigo é tratar sobre os fatores que levam os jovens a desenvolver um comportamento de consumo exacerbado, sejam eles culturais, sociais, psicológicos, econômicos e outros. Os aspectos de personalidade e atitudes dos jovensatuais são mencionados, descrevendo os fatores que são iguais e os diferentes da cultura jovem global. Com base em alguns dados, serão apontados os hábitos de consumo do jovem atual e métodos utilizados por empresas de marketing que induzem os jovens a consumir.

Palavras – Chave: jovens, consumo, hábitos, marketing.

Introdução

O comportamento de consumo dos jovens tem sido um tema bastanteabordado e estudado nas áreas da sociologia, economia, psicológica e outras. Isso se deu a partir da Revolução das Máquinas com o desenvolvimento do capitalismo, não só do lucro, mas do desenvolvimento das necessidades de materiais de consumo levando a sociedade a uma cultura consumista. Os jovens vêm representando um segmento de crescente poder aquisitivo devido a ter cada vez mais liberdade parafazer suas escolhas. O crescimento do poder aquisitivo dos jovens, de acordo com alguns economistas, é decorrente

da renda que muitas vezes ganham através de trabalhos que são realizados após a escola e/ou pela mesada dada pelos pais ou familiares.

Segundo os economistas Schiffman e Kanuk (2000), esse aumento na liberdade surge do fato de que hoje os pais ao passarem a maior parte do tempofora de suas residências trabalhando, preferem dar aos filhos algumas responsabilidades de casa, como fazer as compras o que os levam a decidir quais produtos serão utilizados em casa, eles acabam apelando para os produtos de marca.

A diferença entre o consumismo dos jovens dos séculos anteriores e desta geração é que hoje, vive-se para consumir ao contrario de antigamente que se consumia paraviver. O consumo não é motivado por uma necessidade real, mas pelo simples fato da aceitação pelo grupo social ao qual esse jovem deseja ser inserido.

Com a globalização o mundo vem baseando-se numa cultura de bens e valores descartáveis e de um paradigma que privilegia a beleza como instrumento de impressionismo. Esse paradigma cria no jovem um sentido de autoafirmação, por isso écompreensível a prática de consumo na vida dos jovens pela busca da felicidade, por necessidades psicológicas, sociais, culturais e pessoais. Assim focando-se apenas na beleza externa e em um desejo de ter para ser, esquecendo-se dos valores recebidos no meio familiar tornando-se um ser alienado em busca de uma falsa felicidade. Essa nova geração de jovens que aparenta ter nascido para gastar tem despertadointeresse do mercado e de profissionais de marketing. Além de prováveis consumidores, os adolescentes têm um acesso muito grande a

informações através de rádio, TV, internet entre outros sempre atualizados a respeito dos novos produtos no mercado. Daí, os profissionais de marketing estimulados por essa geração tentam de todas as formas prováveis e improváveis seduzir as pessoas, principalmenteos jovens, através de propagandas, mensagens subliminares entre outros acerca de determinados produtos sugerindo a idéia de que consumindo o produto “X” esse jovem terá aceitação e reconhecimento perante a sociedade. O jovem por sua vez sendo muito mais suscetível acaba se permitindo dominar pelas idéias jogadas pela mídia e se tornando mais um consumidor daquele produto. Assim como consequência oadolescente que consome o produto “X” acaba expandido à ação do produto divulgando-o no grupo ao qual faz parte, elogiando-o, apontando suas qualidades e outros. Seguindo um efeito dominó outros divulgam aos seus iguais ampliando ainda mais a influência do produto.

Marketing
Para saber como o Marketing age na mente dos jovens, é preciso conhecê-lo. O marketing é de acordo com Theodore...
tracking img