Adolescencia e consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O adolescente como consumidor e objeto de consumo.











Introdução

Temos como objetivo neste trabalho relacionar a adolescência e o consumismo. Para tanto, iremos definir os dois conceitos.
A Adolescência no Dicionário Michaelis é definida como: “sf (lat adolescentia) 1 Idade entre 12 e 18 anos. 2 Juventude.”. Porém, sabemos que o conceito de adolescência é muito maisamplo, sendo o período de transição entre a vida infantil e adulta, resultando em diversas mudanças biológicas e no mundo psíquico.
O Consumismo no Dicionário Michaelis é definido como: “sm (consumo+ismo)  Situação própria de países altamente industrializados, caracterizada pela produção e consumo ilimitados de bens duráveis, sobretudo artigos supérfluos.” O consumo aqui pode ser de diversas coisas,como roupas, equipamentos eletrônicos, drogas, bebidas entre outros. Iremos nos focar no consumo dos bens duráveis como as roupas, maquiagens, bolsas, eletrônicos, tênis e etc.
Segundo Mancebo (2008), a diferença entre o consumismo dos séculos anteriores e desta geração é que, antes se consumia para viver, hoje, vive-se para consumir. O consumo não é motivado por necessidades reais, mas pelosimples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social. As circunstâncias históricas atuais revelam um comportamento de consumo diferente do que foi em séculos passados, como nos séculos XVII, XVIII e XIX. O que no passado era tido e mantido apenas como relação de troca, hoje como comportamento de consumo, configura-se como um elemento fortemente ligado à felicidade (CONTE, HENN, OLIVEIRA eWOLFF, 2007).
Faria (2008) também observa que a necessidade de aceitação e a insegurança são as principais causas do comportamento consumista entre os jovens. Para este autor o consumidor pode ser definido como aquele que tem poder aquisitivo para comprar e escolher entre as diversas opções que se encaixam melhor às suas necessidades e desejos. Afirma ainda que o comportamento de consumo éinfluenciado pelos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
Os fatores culturais referem-se a influencia que a família, amigos e vizinhos exercem sobre as escolhas do adolescente. Os pessoais reforçam traços de identidade do adolescente, para assim, se sentir pertencendo a determinado grupo ou se diferenciando dos demais. E por fim, os psicológicos são personalidade, motivação, percepção,aprendizagem e memória, sendo fatores subjetivos que interferem diretamente no ato de consumir.











No mundo contemporâneo, as interações sociais são atravessadas pelas relações de produção e de consumo, sendo que estas configuram as relações entre adultos e crianças. A mídia e a cultura do consumo contribuem para a modificação das relações intersubjetivas de crianças,adolescentes e adultos.
Há uma forte aproximação entre a infância e a idade adulta, e este fato pode ser observado no contexto das culturas ocidentais contemporâneas. Com a influência da mídia e do consumismo, está havendo uma confusão de fases da vida, sendo verificada nas brincadeiras modificadas das crianças, em adolescentes sucedidos na carreira de modelo, nas crianças que se vestem como adultos ou napreocupação precoce e crescente na inserção dos filhos no mercado de trabalho por pais de classe média. Além disso, o tempo compartilhado entre pais e filhos é cada vez mais escasso o que evita uma oportunidade para o fortalecimento dos laços afetivos e leva à reprodução de uma relação "comercial" ou produtiva.
O desaparecimento dos limites entre crianças e adultos atenuam a experiência dainfância, levando a uma adolescência precoce, e o prolongamento da juventude, o que gera adultos infantilizados.
A invasão da mídia no cotidiano faz com que a criança e o adolescente estejam imersas no computador, na televisão, no telefone, etc e que os concebam como única maneira de conhecer o mundo. Ao mesmo tempo, a cultura do consumo molda o campo das relações sociais, centrando-o em atitudes...
tracking img