Fatores internos e excternos que influenciam no processo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM

Lielson Pinheiro Torres1
Maria Jose Souza Brandit1
Sylmara Aparecida Rosa O. Alves1

RESUMO:
Este artigo tem por objetivo esclarecer quais fatores influenciam negativamente na aprendizagem das crianças no percurso estudantil. A luz de entrevistas com os estudantes das series iniciais do Ensino Fundamental, seus familiares eprofessores, apresentando suas realidades e condições individuais, sociais e econômicas, as teorias que embasaram a pesquisa, reflexões feitas a partir das hipóteses e diagnóstico, as considerações do grupo e sínteses sobre as possíveis causas que amarram ou promovem a aprendizagem. Diante da pesquisa com os alunos, anamnese com a família e observação na escola com as crianças, entende-se que nem sempreos comportamentos observados são de fatos o que as pessoas deduzem sobre a vivência e realidade das crianças e seus familiares.

PALAVRAS- CHAVE: Aprendizagem, Fatores, Família, Comportamento.

1 INTRODUÇÃO

-------------------------------------------------
A presente pesquisa foi realizada com alunos de uma escola municipal da área urbana na cidade de São Miguel do Guaporé, no ano de2009, com a finalidade de entender melhor a realidade local de vivencia das crianças pesquisadas e quais fatores estariam de fato influenciando em seus comportamentos e desenvolvimento na aprendizagem e no processo educacional como um todo. Entre vários alunos foram selecionados e pesquisados dois alunos sendo um de cada sexo.
-------------------------------------------------

A metodologiautilizada foi entrevista in loco, ou seja, na família, e na própria escola. Diante da conversa e observação feita pelo grupo de estudo, constatou-se que por vezes as teorias não são unânimes em suas afirmações, sendo elas confirmadas ou não, faz-se necessário, mais pesquisas e estudos que esclareça as diversidades e complexidades do processo de aprendizagem.
Assim sendo percebe-se que varias atitudesapresentadas podem ser determinadas por fatores externos ou internos. O que são característicos dos seres humanos dotados de uma diversidade de órgãos e sistemas interligados e interdependentes para que a aprendizagem ocorra. Portanto, o estudo em questão é de fundamental relevância na compreensão e entendimento do processo ensino-aprendizagem.

2 Desenvolvimento demonstração dos ResultadosMetodologia da Pesquisa

Acredita-se que diante da realidade educacional na qual estas crianças estão inseridas e as condições de trabalho no campo da Psicopedagogia muito tem de se fazer para que seja realizado um trabalho confiável e eficaz na melhoria do processo educacional das crianças que apresenta certo grau de comprometimento no processo de aprendizagem.
Durante a entrevista com o aluno J.Que tem 08 anos de idade, nasceu neste Município de São Miguel do Guaporé, Sua família é composta de 4 pessoas; o pai, a mãe, ele o J. e uma irmã. Ele é o filho mais velho, sua Irmã é pequena e ele ajuda a cuidar dela e fazer alguma tarefa de casa.
O J. Brinca com os amigos, e sua Irmã de carrinho e boneca, vai à igreja com os pais. Ao perguntar se ele apanha quando faz bagunça ou algo errado,respondeu que quando a mãe fica chateada com ele ela quer bater e o pai não deixa, e quando o pai quer bater é a mãe que não deixa, e a mãe sempre dá o que ele pede. Os pais têm uma boa convivência e ele gosta de sua casa, só não gosta de um apelido que colocaram nele na escola, mas que gosta de estudar.
De acordo com os pais, junto à família o J. é tímida tem dificuldade de aprendizagem, émuito lento para fazer as atividades escolares, tem boa memória para lembrar o que aconteceu anteriormente. Ajuda a mãe fazer a tarefa de casa, ajuda a mãe a cuidar da Irmã de um ano e um mês de idade, leva almoço para o pai no trabalho, a mãe incentiva o filho a estudar para melhorar de vida, segundo o pai, ele vai fazer de tudo para o filho estudar, para ser valorizado. O pai trabalhava muito...
tracking img