Fatores internos e excternos que influenciam no processo de aprendizagem

3173 palavras 13 páginas
FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM

Lielson Pinheiro Torres1
Maria Jose Souza Brandit1
Sylmara Aparecida Rosa O. Alves1

RESUMO:
Este artigo tem por objetivo esclarecer quais fatores influenciam negativamente na aprendizagem das crianças no percurso estudantil. A luz de entrevistas com os estudantes das series iniciais do Ensino Fundamental, seus familiares e professores, apresentando suas realidades e condições individuais, sociais e econômicas, as teorias que embasaram a pesquisa, reflexões feitas a partir das hipóteses e diagnóstico, as considerações do grupo e sínteses sobre as possíveis causas que amarram ou promovem a aprendizagem. Diante da pesquisa com os alunos, anamnese com a família e observação na escola com as crianças, entende-se que nem sempre os comportamentos observados são de fatos o que as pessoas deduzem sobre a vivência e realidade das crianças e seus familiares.

PALAVRAS- CHAVE: Aprendizagem, Fatores, Família, Comportamento.

1 INTRODUÇÃO

-------------------------------------------------
A presente pesquisa foi realizada com alunos de uma escola municipal da área urbana na cidade de São Miguel do Guaporé, no ano de 2009, com a finalidade de entender melhor a realidade local de vivencia das crianças pesquisadas e quais fatores estariam de fato influenciando em seus comportamentos e desenvolvimento na aprendizagem e no processo educacional como um todo. Entre vários alunos foram selecionados e pesquisados dois alunos sendo um de cada sexo.
-------------------------------------------------

A metodologia utilizada foi entrevista in loco, ou seja, na família, e na própria escola. Diante da conversa e observação feita pelo grupo de estudo, constatou-se que por vezes as teorias não são unânimes em suas afirmações, sendo elas confirmadas ou não, faz-se necessário, mais pesquisas e estudos que esclareça as diversidades e complexidades do processo de aprendizagem. Assim sendo percebe-se que varias atitudes

Relacionados