Fator de risco para perda auditiva: toxoplasmose.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATOR DE RISCO PARA PERDA AUDITIVA: TOXOPLASMOSE.
















TERESINA-PI.
2012.
FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ – NOVAFAPI.
CURSO:FONOAUDIOLOGIA.
TURMA: 5º BLOCO.
PROFESSOR (A): MARCELA DA ROCHA MARTINS.
















FATOR DE RISCO PARA PERDA AUDITIVA: TOXOPLASMOSE.







HELLEN KAROLYNNEVIANA
PRISCILA NOBRE DE OLIVEIRA












TERESINA-PI.
2012.
A toxoplasmose é uma infecção causada por um organismo denominado toxoplasma gondii,que pode ser transmitido para o feto através da placenta, podendo causar corioretinite, calcificações intracranianas e hidrocefalia. A maioria dos bebês que são infectados desenvolve uma perdaauditiva neurossensorial de grau moderado à profundo progressiva, que pode ser uni ou bilateral; entretanto, se houver diagnóstico e tratamento no primeiro ano de vida há uma melhora no prognóstico.Supõe-se que a infecção é contraída através da ingestão de alimentos cozidos e também uma das causas é o contado com fezes de gato.
Na anamnese, colhemos informações sobre a vida da criança. A mãerelatou que contraiu o toxoplasma gondii aos oito meses de gestação, teve parto normal o RN nasceu a termo; No entanto, a criança, que já possui 8 meses de idade, ainda não havia realizado nenhum exameaudiológico, devido condições econômicas. A mãe relatou ainda que compareceu à fonoaudióloga por ter sido encaminhada pelo pediatra, pois se queixava que o filho não respondia por gestos ou mostrava-seassustado em nenhuma intensidade sonora.
A criança A.L.V do sexo masculino, de 8 meses de idade, compareceu à Clinica FonoBaby com a mãe para realizar uma avaliação audiológica infantil, ondea criança permaneceu quieta, às vezes chorava, mas sua mãe o acalentava, colaborando para a realização dos exames. Não houve nenhuma comunicação gestual, nem verbal; foram realizados os seguintes...
tracking img