Alimentos funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Os alimentos funcionais são aqueles que têm componentes muito benéficos para o corpo, além de servir para enriquecer a dieta com substâncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce, ajudar no funcionamento do intestino, reduzir a absorção de gorduras pelo organismo e o risco de certas doenças.
O trabalho consiste em uma opção do uso da linhaça, que é considerada como umalimento funcional, ou seja, contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O uso contínuo da linhaça pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular, tendo um alto valor nutritivo.
O principal objetivo do trabalho foi preparar algo nutritivo e que pudesse trazerbenefícios para a saúde. Assim, foi realizada uma receita utilizando a linhaça. A preparação escolhida foi o cajuzinho de linhaça, esta foi submetida a uma análise experimental feita pelas alunas do curso de Nutrição e foi bem aceita, sem nenhuma sugestão ou reclamação. O sabor do alimento não foi alterado e a massa ficou mais leve e macia.

Palavras-chave: alimento funcional, benefícios para asaúde e linhaça.

INTRODUÇÃO

Os alimentos funcionais contêm em sua composição alguma substância biologicamente ativa que ao ser adicionada a uma dieta usual desencadeia processos metabólicos ou fisiológicos, resultando em redução do risco de doenças e manutenção da saúde. Para Borges,citado por Douglas, eles devem exercer um efeito metabólico ou fisiológico que contribua para a saúde físicae para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Nesse sentido, devem fazer parte da alimentação usual e proporcionar efeitos positivos, obtidos com quantidades não tóxicas e que exerçam tais efeitos mesmo após a suspensão da ingestão e que não se destinem a tratar ou curar doenças, estando seu papel ligado à redução do risco de contrair doenças.
A nutrição é uma das pesquisasmais antigas que visa estudar o alimento e as modificações que este sofre ao passar pelo organismo. No Japão na década de 80, estudos comprovaram que certos alimentos além de suas funções básicas nutricionais demonstraram benefícios fisiológicos e reduziram o risco de doenças; foram denominados alimentos funcionais, que podem potencialmente reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares,cânceres, osteoporose, problemas intestinais. A associação Americana do Coração já indica o uso de alimentos funcionais como parte da dieta para dislipidemias, o principal fator desencadeador da aterosclerosa.
Devido ao estilo de vida atual e o surgimento de doenças, aumentou-se a busca por uma alimentação saudável, consumindo assim alimentos funcionais. A sociedade moderna tem se tornado cada vez maiscomplexa, modificando os padrões de vida. As pessoas frequentemente mostram sintomas de cansaço, depressão e irritação ou mais comumente uma forma de estresse. Por isso recomenda-se o aumento do consumo de alimentos funcionais como medida preventiva para reduzir os riscos de diversas doenças crônico-degenerativas.
Os alimentos funcionais são aqueles que, exercendo efeito metabólico oufisiológico, trazem algum tipo de beneficio a saúde, contribuindo assim para o bem estar fisico e reduzindo o desenvolvimento de doenças. Esses benefícios dependem da interação entre seus componentes, da sua biodisponibilidade e da quantidade consumida. A linhaça pode ser considerada um alimento funcional, seus componentes ativos são as lignanas que podem prevenir e controlar câncer como o de mama e pulmão,entre outros benefícios ressaltados por estudos recentes.
O câncer de mama feminino , que é uma das diversas doenças crônico-degenerativas, emerge como uma doença de importância cada vez maior em todas as partes do mundo, por sua freqüência elevada e, principalmente, pela dimensão do problema, enfatizando a situação atual de morbidade e mortalidade da doença. Dados epidemiológicos e...
tracking img