Fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Polícia Federal rejeita acordo e decide manter greve nacional
Decisão foi tomada na noite desta segunda pela diretoria da Fenapef.
Representantes dos estados devem se reunir nesta quinta em Brasília.

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal decidiram na noite desta segunda-feira (27) manter a greve nacional da categoria e rejeitar a proposta de reajuste do governo, o que deveatrasar ainda mais serviços como a emissão de passaportes.
Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a decisão foi tomada após videoconferência entre os presidentes dos sindicatos nos estados e a diretoria da federação.
Nesta quinta-feira (30), está marcada uma assembleia geral extraordinária em Brasília para definir os rumos do movimento. Segundo a Fenapef, provavelmentehaverá manifestações. Policiais e governo negociam há mais de 900 dias a reestruturação da carreira e salarial.
Termina nesta terça o prazo dado pelo governo para assinatura de acordos. A Fenapef afirma que, para a categoria, o prazo não interfere nas negociações. Isso porque os policiais federais reivindicam a restruturação da carreira e o reconhecimento de nível superior, e não apenas umreajuste.
"O governo conhece nossas reivindicações, sabe que não estamos lutando por índice de recomposição de perdas salariais, mas sim para sermos reconhecidos como carreira típica de estado de nível superior", diz o presidente da Fenapef, Marcos Wink.
O governo ofereceu reajuste de 15,8%, em três parcelas até 2015. A maioria dos servidores deixou a decisão para esta terça, entre eles os ligados àConfederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef)[->0].
Ontem, representantes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF)[->1] não chegaram a um acordo com o governo sobre as negociações. O presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, disse ainda que a categoria está "propensa a recusar" a oferta, já que, segundo ele, assinar o acordo em 2012 implicaria em passaros próximos três anos sem pleitear novos reajustes.
Já representantes da Sindicato do Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN)[->2]assinaram nesta segunda acordo com o governo para por fim à greve da categoria, que durava desde o dia 6 de agosto.
Desde março, quando começou a campanha dos servidores por reajuste salarial, o governo diz ter participado de mais de 180 reuniões com maisde 30 sindicatos.
Servidores que tiveram dias não trabalhados descontados da folha de pagamento do mês de agosto, que será paga em 1º de setembro, poderão negociar com o governo sob a condição de encerrarem a paralisação.

Justificativa:

Os Policiais Federais de todo o país seguem paralisados. A categoria alega que há mais de uma década os policiais federais são referências em atividades deinteligência, operando investigações complexas e não estão sendo reconhecidos pelo governo.

Fato social é toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais, aquilo que está instituído na vida social.

Características do fatosocial:
1. A coerção social, sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, a vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código deleis. A coerção é constatada pelas sanções que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Essas sanções, em princípio, são espontâneas, para desvios leves, provenientes de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Essas regras são transmitidas através da...
tracking img