Fases da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FASES DA VIDA


INTRODUÇÃO
Fase do desenvolvimento humano – da infância a velhice
As etapas do crescimento e desenvolvimento humano podem ser divididas em quatro grandes fases: Infância, adolescência, idade adulta e velhice.
Infância: (vai do nascimento até 11 anos) Também chamada de fase de crescimento e desenvolvimento por ser nesta fase que o crescimento e desenvolvimento sedão de forma mais acentuada.
Adolescência: Entre a infância e a adolescência há a puberdade, que é uma fase de transição entre elas; quando se iniciam as mudanças no corpo, graças à ação de alguns hormônios.
Idade adulta: É ainda um ser em adaptação entre a adolescência e a maturidade. Nesta fase o individuo já alcança seu pleno desenvolvimento corporal.Algumas características desta fasesão:Grande vitalidade, diminuição da exigência calórica, completa-se o crescimento em estatura tanto no homem quanto na mulher.
Velhice: (dos 60 anos até a morte) O envelhecimento é um processo contínuo e gradual que se da através de toda a vida. A forma como o indivíduo envelhece é muito individual e sofre a influência de vários fatores como: genético, cultural, o meio ambiente e os hábitos de saúde,trabalho e laser mantidos ao longo da vida.

FASE DA INFÂNCIA
A infância é subdividida em duas fases: Crescimento e Desenvolvimento. O crescimento refere-se ao aspecto quantitativo das proporções do organismo, ou seja, trata-se das mudanças das dimensões corpóreas, como, por exemplo, peso, altura, perímetro cefálico. Já o Desenvolvimento, refere às mudanças qualitativas, tais comoaquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. O crescimento termina em determinada idade, quando esta alcança sua maturidade biológica, enquanto que desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência. Vale destacar aqui o quanto é importante àcriança ter a oportunidade de brincar, pois infelizmente hoje há muitos casos de crianças trabalhando nesse período, ou seja, cada vez mais está crescendo o índice de exploração infantil.


FASE DA ADOLESCÊNCIA
Durante a adolescência o corpo do indivíduo cresce continuamente até a idade de 16 a 19 anos, quando a estatura adulta é alcançada - os rapazes atingem a estatura adulta emmédia dois anos mais tarde do que as moças. Tal crescimento, no entanto, não se dá de maneira contínua: aproximadamente aos 14-15 anos os rapazes - as moças dois anos antes - têm um "salto no crescimento", ou seja eles crescem em um ano mais do que nos anos anteriores e nos seguintes. Depois desse salto, a velocidade do crescimento diminui marcadamente até o indivíduo atingir sua altura final.Paralelamente ao crescimento físico há um aumento no peso, que, no entanto, é dependente da alimentação e da forma de vida.
As diferentes partes do corpo também crescem com velocidades diferentes. De maneira geral os membros superiores (braços) e inferiores (pernas) e a cabeça crescem mais rapidamente que o resto do corpo, atingindo seu tamanho final mais cedo. Isso leva a uma desproporçãovisível com relação ao tronco, que cresce mais devagar. Essa desproporção é observável também nos movimentos por vezes desajeitados, típicos da adolescência.
Até a idade de 11 anos, meninos e meninas têm aproximadamente a mesma força muscular. O crescimento muscular dos rapazes é, no entanto, maior, o que explica a maior força física média dos homens na idade adulta.


PuberdadeMudanças corporais
Apesar das muitas diferenças individuais no crescimento e no desenvolvimento sexual, o processo de amadurecimento sexual apresenta uma certa sequência, comum tanto aos rapazes como às moças. Para as moças, no entanto, esse processo tem início, em média, dois anos mais cedo do que nos rapazes.
Nas meninas:
10-11 anos: Início da formação dos quadris com a acumulação...
tracking img