Ap doc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou debruçar a cerca do desenvolvimento cognitivo – operações formais, visto que este é o último estádio do desenvolvimento cognitivo.
É importante salientar que segundoPiaget o desenvolvimento cognitivo apresenta quatro estádios que são: estádio sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais, dos quais irei desenvolver o últimos estádio queé o Estádio das Operações Formais.
De acordo as minhas pesquisas veremos que o estádio das operações formais vai começar por volta dos 11 anos e estará completamente realizada por volta dos 15 anos.Também dentro do que vou desenvolver vamos encontrar as características (duas) deste mesmo estádio.


OPERAÇÕES FORMAIS (11-16 ANOS)


Nesse estádio, as operações já podem se referir aelementos verbais, e não há necessidade de acção imediata sobre os objectos, o que possibilita a operação de operações.
A característica mais marcante desse estádio é a capacidade de formular hipótese,raciocinar sobre proposições verbais verificadas pela constatação concreta e actual.
O sujeito adquire a capacidade de deduzir as conclusões de puras hipóteses e, não somente, por meio de uma observaçãoreal. As operações formais fornecem ao pensamento da criança o poder de destacá-lo e libertá-lo do real, ao permitir-lhe construir, a seu modo, as reflexões e teorias e possibilitar-lhe a livreactividade da reflexão espontânea.
Segundo Piaget (2002) o início desse estádio, é marcado pelo egocentrismo intelectual, que se manifesta pela crença na omnipotência da reflexão, é como se o mundo devessesubmeter-se aos sistemas e não estes à realidade. Ao final desse período, o equilíbrio é alcançado à medida que o sujeito compreende que o papel da reflexão não é contradizer, mas sim, adiantar-se einterpretar a experiência.
Torna-se possível ligar premissas, deduzir suas consequências e verificá-las para chegar às próprias conclusões. O pensamento do sujeito torna-se hipotético-dedutivo, ao...
tracking img