farroupilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ZERO HORA 11 de setembro de 2011 | N° 16822
TEMA PARA DEBATE
A nova Revolução Farroupilha
Nosso Estado está cheio de histórias de lutas, porém a mais marcante continua sendo a RevoluçãoFarroupilha. Tal revolução teve início quando produtores de charque decidiram que os tributos cobrados pelo governo não eram mais “justos”. A partir desse feito, passaríamos a nos enxergar como um povoaguerrido, de valor e constância, com façanhas que poderiam servir de modelo a toda a terra.

O fato é que hoje estamos passando por outra revolução, talvez mais marcante e importante que a Farroupilha.Nosso Estado está perdendo a guerra do desenvolvimento para outros Estados brasileiros.

Não somos mais o celeiro do Brasil (perdemos para Mato Grosso e Paraná), não temos mais o maior rebanho degado (perdemos para Goiás), não somos mais os melhores em educação (perdemos para Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina), a UFRGS perde para USP, UFRJ e UFMG, nosso PIB é o quarto (perdemos para SãoPaulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), nossa principal rodovia, BR-386, tem um pequeno trecho duplicado, não tem canteiro central e tem a velocidade máxima, em alguns trechos, de 50 km/h. O pior é quealguns ainda acreditam que a solução seja a separação do Brasil (República do Pampa). Separar nos tornaria um “Uruguai” (espremido entre gigantes), e a população de Santa Catarina poderia fazercompras em nossos free shops.

O que mais espanta é que continuamos aguardando a “ajuda” do governo, para melhorar nossas vidas, para termos mais educação, para proteger nossa não competitividade. Alémdisso, reclamamos quando a verba não vem, quando o empreendedor gaúcho resolve ir embora, quando nosso filho encontra emprego melhor em outro Estado, quando importamos soja por um preço menor.

Não hámais tempo a perder. Nós, gaúchos, precisamos parar de aguardar – e agir. A ação passa por buscarmos nosso próprio desenvolvimento e o de nosso Estado sem aguardar a ajuda do governo, seja ele...
tracking img