farroupilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Farroupilha

A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional que também ficou conhecida como revolução Farroupilha. Ocorrida na província do Rio Grande Sul e se alargando até SantaCatarina, tinha como objetivo lutar conta o regime do governo imperial, com o qual se mostravam insatisfeitos. Tendo como base um caráter de cunho republicano, a revolução durou dez anos, indo de 20de setembro de 1835 até 1 de março de 1845, nesta época o Brasil era governado pelo Regente Feijó, época conhecida como Período Regencial.

Causas da Revolução:

A região do Rio Grande do Sul eradetentora de um setor agropecuário muito rico, o que propiciava abastecer grande parte do país com muitos de seus produtos, gado, couro e charque, porém logo a elite que sobrevivia da prática devenda desse produto começou a passar por uma situação complicada quando o governo optou por reduzir a taxa de impostos para os produtos similares que viam da Região do Prata, sob a alegação de que osprodutos advindos do sul eram consideravelmente abusivos.
A insatisfação com as atitudes do governo central inspirou o estancieiro Bento Gonçalves a iniciar uma estrutura política organizada que tinhacomo principal objetivo fazer com que o presidente provincial renunciasse ao seu cargo, para isso a rebelião ocupou a cidade de Porto Alegre e exigiu que os membros da Assembleia Legislativanomeasse um novo governo para o estado.
Começava a se criar a partir daí um movimento de ordem republicana, onde os revoltosos começavam a utilizar de pedaços de panos vermelho amarrados em alguma parte desuas vestimentas para mostrar que faziam parte daquela revolução, foi daí que ganharam o nome de Farrapos, devido a esses pedaços de tecidos. Ao conseguirem a consolidação da nova sede do governo daRepública do Rio Grande do Sul, sediada na cidade de Piratini, agora os revoltosos marchavam rumo a Santa Catarina, onde no ano de 1839 tomaram o estado e formaram a República Juliana.

Um nome...
tracking img