Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Durante a maior parte da existência humana as plantas (junto com substâncias animais e rituais místicos) eram praticamente tudo de que dispunham os curandeiros e os que esperavam ser curados. Isso ainda é verdade em grande parte dos países pouco desenvolvidos. Só neste século, os avanços na química, na tecnologia e na farmacologia tornaram possível a síntese de muitos doscompostos hoje usados na medicina. Mesmo assim, cerca de 25% dos produtos farmacêuticos modernos derivam de partes de plantas superiores (o número chega a 50% quando se incluem produtos feitos com microorganismos). Na maioria dos casos, o uso atual do moderno produto farmacêutico é semelhante ao uso tradicional da planta de que ele foi extraído. A busca pela cura das doenças teve inicio nos reinosvegetais. Era das plantas que o homem tirava o “remédio” para alivio de suas dores.
O emprego das substâncias diretamente, por exemplo, uma planta ou o extrato dessa planta, fez com que cada vez mais fossem realizadas pesquisas por substâncias mais puras, substâncias isoladas em que se pudesse definir qual a substância quimicamente pura, o princípio ativo, com estrutura química definida queteria determinada ação específica no organismo humano. Substâncias essa, que são isoladas e concentradas. São necessárias várias toneladas de uma planta para se obter algumas gramas de princípio ativo. Partindo-se de estruturas químicas definidas com ação fisiológica determinada realizam-se modificações nessa estrutura, obtendo-se assim os derivados semi-sintéticos de substâncias naturais eposteriormente, seguindo os modelos farmacológicos, as substâncias totalmente sintéticas.
Esse foi o processo que levou à produção dos medicamentos utilizados pela maior parte da humanidade atual, ou seja, os chamados medicamentos alopáticos, incluindo os fitoterápicos na forma em que são concebidos e utilizados atualmente. Esse processo de obtenção de medicamentos foi o que prevaleceu nahistória, de forma coerente com o mergulho da humanidade no materialismo.
Paralelo a isso existiu outras formas de se procurar extrair a potencialidade curativa dos reinos da natureza. Os alquimistas procuravam o que eles chamavam de quintessência curadora das substâncias. Realizavam processos de mistura e de destilações sucessivas em que procuravam sutilizar a substância, procuravam libertar asubstância curadora das amarras que a prendiam na materialidade. Ao mesmo tempo em que se libertava a substância, elevava-se espiritualmente também o ser humano que realizava o trabalho, e obtinham-se medicamentos que aliviavam o sofrimento dos homens.
A humanidade mergulhou no materialismo e esqueceu o caráter espiritual das substâncias, medicamentos e doenças. No ápice desta épocamaterialista surgiu a Homeopatia através de Samuel Hahnemann preconizando uma forma de preparar medicamentos em que a substância material, ao invés de ser concentrada como na alopatia, deveria ser utilizada, diluída, até que não restassem traços detectáveis da materialidade original. Este processo ficou conhecido como dinamização em que a matéria prima original é submetida a processos alternados dediluição e movimentos rítmicos.
De forma geral, a Homeopatia parte da substância em seu estado natural, no caso das plantas o extrato alcoólico – tintura mãe – e realiza o processo da dinamização sem submeter a matéria prima provinda da natureza a outros processos farmacêuticos prévios à dinamização. Mas já na Homeopatia existem alguns medicamentos em que esses processos são realizados, como porexemplo, o Causticum, o Hepar Sulphur, a Coffea tosta, etc.
As preparações homeopáticas são feitas com substâncias de origem vegetal, mineral, animal e produtos biológicos. As primeiras contribuem com o maior número de matérias-primas e utilizam, geralmente, plantas coletadas em seu habitat natural, usadas em estado fresco para a obtenção da tintura mãe (TM) ou preparação básica das...
tracking img