Farmacodin mica EXERCICIOS

467 palavras 2 páginas
1) Farmacodinâmica: parte da farmacologia que descreve as interações e ações do fármaco e/ou metabólitos no organismo e as influências das suas concentrações na magnitude das respostas.

2) Afinidade: Tendência do fármaco a se ligar ao receptor.
> Afinidade > ocupação < [F]

3) Especificidade dos fármacos não é plena, assim se ligam ao receptores específicos, porém podem se ligar também a outros não específicos, gerando os efeitos colaterais.
> [F] > efeitos colaterais

4) Receptores: moléculas, principalmente proteicas, que reconhecem sinais químicos endógenos ou se ligam a fármacos gerando respostas (efeitos).

5) Canais iônicos disparados por ligantes;
Receptores acoplados à proteína G;
Receptores ligados a enzimas;
Receptores intracelulares.

6) Taquifilaxia é a rápida diminuição do efeito de um fármaco em doses consecutivas.

7) Quando a quantidade de um fármaco é necessária para produzirem efeito de uma dada intensidade.

8) Resposta, que significa a habilidade do fármaco de provocar a resposta farmacológica quando interage com o receptor.

9) Agonista total e agonista parcial  Fármaco que se liga ao receptor e produz a resposta biológica máxima que mimetiza a resposta do ligante endógeno. Fármaco que se liga ao receptor estabilizando-o no seu estado conformacional ativo.
Têm eficácia menor que os agonistas totais.
Mesmo com todos receptores ligados, estes não conseguem produzir uma resposta máxima da mesma magnitude que o agonista total. Agonista total e agonista inverso  Alguns receptores revelam uma conversão espontânea para a forma ativa sem a presença de agonistas. Estes Agonistas Inversos vão estabilizar a forma inativa do receptor, forçando os receptores ativos a voltarem para o estado inativo, ocorrendo uma diminuição do número de receptores ativos. Sendo assim, estes vão reverter a atividade dos receptores e exercer um efeito farmacológico oposto aos agonistas.

Agonista e

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas