Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

CRISTINA SILVA

GASES

MANAUS
2011

CRISTINA SILVA



GASES

Trabalho solicitado pelo professor Pedro Campelo como nota parcial na disciplina de Físico-química, Curso de Farmácia turma FAN 04 S1

MANAUS
2011

INTRODUÇÃO

No século XVIII, Torricelli mediu pela primeira vez a pressão atmosférica e deu uma explicação adequada ànatureza desse fenômeno. Assim, teve início o estudo dos gases. O estudo dos gases é o estudo das relações entre as grandezas macroscópicas dos gases, tais como a pressão, a temperatura e o volume de um gás.
Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados.
A grande compressibilidade e a excessiva capacidade de expansão compreendem asfundamentais características físicas dos gases. Os gases não possuem volume fixo, e se misturam em qualquer proporção.
As partículas que constitui um gás possuem alto grau de liberdade, por serem muito distanciadas umas das outras e não haver comunicação entre elas. Resultando assim em um movimento contínuo e desordenado das partículas, fazendo-as chocar incessantemente contras as paredes internas dorecipiente que contém o gás.
O presente trabalho mostrará alguns conceitos e equações importantes para o estudo dos gases.

Gases Perfeitos

Um gás ideal ou perfeito consiste num gás hipotético que obedece rigorosamente às leis dos gases ideais (relação entre a pressão, o volume e a temperatura). Pode ser definido como formado por moléculas que ocupam um espaço desprezível e que possuem forçastambém desprezáveis entre elas, uma vez que a energia de interação entre as moléculas é nula. Todas as colisões, realizadas entre as moléculas e as paredes do recipiente que as contém ou nas próprias moléculas entre si são perfeitamente elásticas, já que as moléculas não têm nenhum outro meio de armazenar energia, exceto como energia cinética translacional.
Ao aquecer um gás ideal 1 ºC esteexpande-se em 1/273 do seu volume, a 0 ºC, aumentando a sua pressão na mesma medida (lei de Gay-Lussac).
Nas mesmas condições de pressão e temperatura, todos os gases ideais contêm idêntico número de moléculas por unidade de volume (hipótese de Avogadro).
Uma mole de um gás ideal ocupa, em condições normais, um volume de 22,4 dm3.
Todos os gases podem misturar-se entre si sem limite, comportando-secada um deles como se tivesse todo o espaço ao seu dispor, sendo a pressão total da mistura igual à soma das diferentes pressões parciais.

Equação Geral dos gases

Um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à temperatura e quanto à pressão. Essas alterações são conhecidas como transformação isobárica, isovolumétrica e isotérmica.
A partir dessastrês transformações gasosas é que se chegou à equação:

Essa é conhecida como a equação geral dos gases, que aborda as três variáveis de estado (P, V e T). A equação geral nos permite calcular, por exemplo, o volume de um gás que passou por alterações de temperatura e pressão.

As Transformações Gasosas

Quando se estuda a dilatação dos sólidos e líquidos, não se faz referência sobre ainfluência que a pressão tem sobre esse acontecimento. Isto acontece porque somente grandes variações da pressão podem influenciar sensivelmente na dilatação dos corpos sólidos e líquidos. Assim, despreza-se a influência da pressão. No entanto, quando do estudo das transformações gasosas essa grandeza física tem grande influência e, dessa maneira, não podemos desprezar sua atuação sobre as transformaçõesdos gases, as quais são: Transformação isobárica, transformação isométrica e transformação isotérmica. Além da pressão, duas outras grandezas físicas são muito importantes no decorrer do estudo das transformações gasosas: a temperatura e o volume do gás.

• Transformação Isobárica

Nessa transformação, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à...
tracking img