Familia patriarcal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Família vem de famintos os que comem a mesma mesa. Os vínculos de parentesco estão ligados não só nas questões de sangue. Mas de padrinhos e afilhados, podendo até chegar a legitimação de um filhobastardo, fruto de uma relação extraconjugal. Nossas estruturas nucleares seguem uma colônia de exploração, ou seja, os homens brancos vieram sozinhos e trocavam sexo por bugigangas. Ou as mulheresindígenas eram estupradas. Assim o vínculo de pai e filhos e distante causado pela visão de considerarem os negros da terra como seres inferiores - no termo de época - animália.
Desse modo o racismobrasileiro é pela cor de pele. Quanto mais melanina maior era possibilidade de manter-se escravo. O negro trazido a partir do sec.XVII, acabou criando uma amálgama, ou melhor, miscigenação em que asmulatas - escravas sexuais dos senhores de engenho eram usadas para satisfazer os prazeres sexuais. Enquanto a sinhá era que dava filhos legítimos a casa grande. A literatura do séc. XIX, mostra em o mulatoa dificuldade de ascensão social de um jovem nascido dessa relação entre homem branco e mulher negra. As mulheres sempre durante a fase colonial criaram seus filhos sozinhas devido ao ciclos da canae ouro. Que faziam os homens deslocarem-se de um lugar para outro. Na região sudeste - os bandeirantes deixaram seus filhos entre o nordeste, centro-oeste e norte. Contudo acaba esse processo com ociclo do café - fixando o homem na fazenda e com a família.
Atualmente no Brasil, as mulheres são chefes de famílias em mais de 50% dos lares. Os homens na década de 50 do séc.XX vindo do nordestedeixavam suas mulheres e filhos constituindo uma outra família. Até hoje temos as viúvas do sertão. Nos centros urbanos o machismo ainda impera. Mulheres jovens e com carências afetivas e emocionais ficamgrávidas precocemente. Repetindo os padrôes de romances das telenovelas, livros e a própria experiência da mãe. Enquanto isso, os rapazes desfrutam de liberdade sexual sem responsabilidade...
tracking img