Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências da Computação
Algoritmo de orientação de dados

Índice

Objetivo 3
Introdução 4
Referencial Teórico 6
Desenvolvimento 11
Resultado e Discução
Considerações Finais
Referencias Bibliográficas
Código Fonte

Objetivo do trabalho

A partir deste projeto, temos o objetivo de aprender como funcionam e como são concebidos os métodos deordenação de dados, quais são suas vantagens e desvantagens em alguns ambientes de testes previamente definidos.
Para que esse processo seja possível é necessário entender os conceitos envolvidos na ordenação de dados de linguagens orientadas a objeto.
Depois de feito esse entendimento é necessário entender e aprender esses conceitos, é necessário que seja feito uma análise e entendimento dos códigosde alguns dos algoritmos mais utilizados na ordenação de dados. Feito isso nós pudemos selecionar os três algoritmos para que seja feito o estudo e comparação de rendimentos entre eles.
Com todo esse processo realizado passaremos a poder programar os algoritmos, montando o programa e realizando os testes previamente definidos, a partir dai obteremos os resultados necessários nos testes.Introdução

Ordenação é o ato de se colocar os elementos de uma sequência de informações, ou dados, em uma relação de ordem predefinida. O termo técnico em inglês para ordenação é sorting, cuja tradução literal é "classificação".
Algumas ordens são facilmente definidas. Por exemplo, a ordem numérica, ou a ordem alfabética --crescentes ou decrescentes. Contudo, existem ordens, especialmente de dadoscompostos, que podem ser não triviais de se estabelecer.
Um algoritmo que ordena um conjunto, geralmente representada num vetor, é chamado de algoritmo de ordenação. Algoritmo de ordenação em ciência da computação é um algoritmo que coloca os elementos de uma dada sequência em uma certa ordem -- em outras palavras, efetua sua ordenação completa ou parcial. As ordens mais usadas são a numérica e alexicográfica. Existem várias razões para se ordenar uma sequência. Uma delas é a possibilidade se acessar seus dados de modo mais eficiente.
Entre os mais importantes, podemos citar bubble sort (ou ordenação por flutuação), heap sort (ou ordenação por heap), insertion sort (ou ordenação por inserção), merge sort (ou ordenação por mistura) e o quicksort. Existem diversos outros, que o aluno podecom dedicação pesquisar por si. Para estudo, no entanto nos concentraremos nos principais:SelectionSort, Bubble Sort e Quicksort.
Neste projeto utilizaremos os métodos: Selection Sort,Bubble Sort e Quicksort.

O Método Pente (CombSort)
Um ganho significativo no método bubblesort pode ser obtido usando a estratégia de promover as chaves em direção às suas posições definitivas por saltos maioresdo que apenas uma casa de cada vez. Esta alternativa consiste em comparar não os pares consecutivos de chaves, mas pares formados por chaves que distam umas das outras uma certa distância h.
Na primeira varredura, esta distância h é dada pelo valor h = n div 1,3. Nasvarreduras subsequentes, esta distância é progressivamente diminuída do fator 1,3até que seja igual à unidade. Neste momento, ométodo se confunde com o bubblesort tradicional.
O fator de 1,3 foi obtido por meio de simulações. A redução do tempo de classificação em relação ao bubblesort tradicional (sem qualquer tipo de otimização) foi da ordem de 27 vezes.
Esse método de classificação implementa saltos maiores que uma casa por vez. Usaremos como exemplo o vetor de chaves abaixo: Como no vetor possui 5 chaves, o saltoinicial é igual a 3.
OBS.: o salto e dado pelo valor h = n / 1,3 Salto = Int (n / 1,3) = 3 Quando terminar o procedimento com salto = 1 então é utilizado o algoritmo BOLHA para terminar de ordenar.

Bubble Sort
O algoritmo de ordenação bubble sort usa uma estratégia de “comparação e troca”, que é aplicada em várias iterações sobre os dados a ser ordenados.
Partindo do principio que se deseja...
tracking img