Fair play

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem
O conceito de fair play foi resgatado, na atualidade, pelo Barão de Coubertin que se inspirou na sociedade inglesa no século XIX para pensar esse conceito na reestruturação das Olimpíadas Modernas.
Dessa maneira, o termo surgiu (ou ressurgiu) como uma transferência do modelo de comportamento inglês, ou melhor, o que preconizavam as escolas inglesas que trabalhavam valores dos esportes–que naquele momento estavam se estruturando-, e assim sendo, o jogo limpo, defendido por Coubertin, representava a honra, a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Ao apontarmos que o fair play significa jogo limpo devemos ter consciência de que esse jogo (play) não está apenas relacionado com questões esportivas, mas também, com essa prática social.
O Conceito de Fair Play
Nessetópico, irei apresentar o significado e a origem do conceito de fair play. Iniciamos definindo o que vem ser esse conceito e, na sequencia, discorremos sobre a origem do mesmo, que foi representado na modernidade junto com a recriação das Olimpíadas Modernas. Mas afinal, o que significa as palavras fair e play e como podemos traduzir e entender o conceito fair play?
A tradução que mais observamos éaquela que afirma que tais palavras significam jogo limpo (play=jogo; fair=limpo), mas essa tradução reflete todo o significado de seu conceito? Consultando um dicionário (Hollaender; Sanders, 1996) encontramos além de limpo, as seguintes traduções para a palavra fair; justo, honesto, equitativo, moderado, provável, bom, belo, verdadeiro, promissor, democrático etc. Para a palavra play, além dejogo, relacionamos as seguintes possibilidades de tradução, entre tantas; disputa, divertimento, brincadeira, obra etc (como substantivos); e tocar, jogar, brincar, representar (como verbo). Podemos perceber como essas palavras inglesas são ricas em significação e nos proporcionam uma gama de possibilidades de tradução. Tal constatação também foi apontada por Loland (2002, p.13), quando discorreusobre a origem desse conceito.
Em nossa versão, depois da tradução das palavras fair e play –e cientes que não podemos nos deter somente o significado das palavras, mas todo um entendimento filosófico das mesmas-, podemos dizer que fair play denota o envolvimento em uma atividade, em um jogo, realizado através da honestidade, justiça, e bom senso, demonstrando todo o lado equitativo, justo edemocrático das pessoas envolvidas em uma prática específica.
Ao dizermos que o fair play significa jogo limpo, devemos ter consciência de que esse jogo (play) não está apenas relacionado com questões esportivas, mas também, com essa prática social; assim como o limpo (fair) está relacionado com as questões morais de honestidade, justiça, democracia etc. Pensar em discutir fair play, nesse sentido epresumir que os envolvidos nesse jogo limpo, além de observarem algumas questões morais, relacionam-se com os demais, respeitando o que foi combinado; acertos estes que podem estar escritos –através de uma regulamentação oficial- ou não. Segundo Rubio (2001, p.134) no fair play “não existe espaço para formas ilícitas” que visem à obtenção de um benefício próprio. A vitória, em prática esportiva –porexemplo-, segundo essa autora, deve ser advinda da própria capacidade de superar seus oponentes respeitando sempre uma ética e uma moral.
Para Aranha e Martins (2003, p.301) “a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas”. Apartir disso, podemos afirmar que a moral nos organiza como sujeitos de nossas ações e, nesse caso, um sujeito moralseria aquele que atua bem ou mal na medida em que aceita ou transgredi as regras morais.
A ética “é a parte da filosofia que ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral” (Aranha; Martins, 2003, p.301), sendo assim, a moral regula os comportamentos –não apenas físicos- ao mesmo tempo em que permite a espontânea incorporação das normas. A ética, portanto,...
tracking img