Fahrenheit 451

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Foucault, o poder disciplinar se baseia em uma sociedade de normalização, ou seja, ela não se baseia em leis, mas sim na regulação da diferença, na hierarquização, na exclusão e na execuçãodo domínio por parte do povo. O Estado é responsável por criar as leis e deixa que os indivíduos cobrem uns dos outros aquilo que cada um acredita ser o correto. Para ele, o exercício do poder deve sercontrolado pela sociedade como um todo, e essa cobrança é chamada de norma.
O mundo do filme “Fahrenheit 451” é um lugar onde todos são observadores, é uma sociedade totalitária onde a “família”controla tudo. Foi o estado de hipersensibilidade e exagero que levou os livros a serem proibidos. As pessoas observavam tanto que, a partir de certo momento, elas começaram a ver tudo como sendo algoinseguro. Quando uma pessoa denuncia a outra, ela tem como finalidade fazer com que a que a pessoa seja igual a ela, ou seja, ela se identifica com a outra. Isso acarretou na prática de denúncias entrevizinhos.
Os livros são vistos como objetos que só trazem infelicidade àqueles que os leem. Mesmo que uma pessoa nunca tenha lido um livro, ela acredita, influenciada pelas pessoas que o cercam, queler livros é ruim e que eles devem ser queimados. O sucesso deste sistema de obediência deve-se, especialmente ao cuidado com a educação. As crianças desde pequenas são educadas a desempenharemcertas funções sociais, a não ler e que livros precisam ser queimados e a não se questionar sobre o que estão fazendo.
Montag, personagem principal do filme, se apropria das palavras impostas pelasociedade e torna-as um hábito. Essa situação é agravada com os meios de comunicação, que são controlados pelo sujeito social. O sujeito social não encontrou a “si mesmo” e tem como meta mudar ospensamentos das pessoas a fim de pensarem e agirem conforme os valores que ela acha certo (micropoder – de indivíduo para indivíduo).
Um exemplo é que embora a vida de Linda (esposa de Montag) seja chata e...
tracking img