Normas morais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA PSICOLÓGICA PARA O PROBLEMA MORAL?

A importância da consciência psicológica é que quando estamos despertos, esse sentimento acompanha todos os nossos atos. A consciência psicológica revela quem somos, o que fazemos e que mundo nos rodeia.
Antes de uma ação a consciência moral se manifesta como um sentimento de satisfação ou arrependimento, remorso.

2-QUERELAÇÃO EXISTE ENTRE CONSCIÊNCIA PSICOLÓGICA E CONSCIÊNCIA MORAL?

A consciência psicológica e a consciência moral estão relacionadas. Na realidade, se o problema moral se estabelece para o homem é porque, inicialmente, ele tem consciência psicológica. Se todos os atos fossem desencadeados pela pressão dos instintos ou dos hábitos, se o homem não tivesse consciência do que faz, não existiriaproblema moral.a consciência moral,portanto,pressupõe a consciência psicológica.

3-POR QUE UMA COAÇÃO INTERNA PODE EXIMIR O HOMEM DA RESPONSABILIDADE MORAL?

Pessoas agem sob uma coação interna (tendência patológicas, doentias)a quem não podem resistir.tal coação anula a liberdade (possibilidade de escolha) da pessoa e a exime da respectiva responsabilidade moral.

4-QUAIS AS PRINCIPAISETAPAS DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL SEGUNDO PIAJET?

1°-ANOMIA- é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta apenas pelo prazer e pela dor. A criança procura o prazer e foge da dor, sem relacioná-los a normas morais.
No adulto, a anomia revela um nível muito baixo de moralidade, ou seja,falta de responsabilidade e de ideal moral.exemplificando,seria o caso do motorista que“voa”com seu automóvel apenas pelo prazer de correr,sem considerar as conseqüências de seus ato.

2°-HETERONOMIA- Nessa fase, a criança obedece às ordens para receber a recompensa ou para enviar o castigo. Entre adultos, é o caso do motorista que observa as leis de transito só para não ser multado.

3°- SOCIONOMIA- Nessa etapa, os critérios morais da criança vão-se afirmando por meio de suasrelações com outras crianças. Ela vai interiorizando as noções de responsabilidade, obrigação, respeito, justiça. Começa a não fazer aos outros, o que não gostaria que fizessem a ela. Age sempre buscando a aprovação ou evitando a censura dos outros. Entre adultos, é o caso do motorista que dirige preocupado com sigo mesmo e, sobretudo com o que os outros pensam dele.

4°-AUTONOMIA- Nessa fase, acriança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas. É a etapa mais elevada do comportamento moral. Entre adultos, é o caso do motorista que, na direção do automóvel, orienta-se pelas leis de transito e por seus próprios princípios internos de conduta.

5-POR QUE A SOCIONOMIA APRESENTA UM PROGRESSO EM RELAÇÃO Á HETERONOMIA?

Porque a pessoa passa a respeitar os valoresnão apenas em busca de recompensas, mas passa a pensar no outro, no coletivo. É a fase de interiorização dos valores e onde ela cria em si uma consciência social.

6-DÊ EXEMPLOS DE SITUAÇÕES NAS QUAIS OS VALORES MORAIS SE FAZEM PRESENTES.

Você já percebeu que os valores morais estão presentes em diversas esferas de nossa vida: o pai exige que o filho, respeitando seus valores, chegue em casano horário estabelecido, a esposa reclama fidelidade do marido e vice-versa, em política, sabe-se que sem padrões de justiça não é possível administrar a sociedade, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia demanda parâmetros éticos, a constituição de um pais contem valores morais que os cidadãos devem conhecer e transformar em realidade.a importância do mundo moral evidencia-se pelo fato deque não existe vida social sem a presença de regras ou normas de conduta.

7-QUE CONCEITUAÇÃO DE MORAL É PROPOSTA NO TEXTO?

Na conceituação de moral, falamos de normas e de comportamentos.

8-CONCEITUE E RELACIONE OS PLANOS NORMATIVOS E FATUAL DA MORAL.

O NORMATIVO- constituído pelas normas ou regras de ação,que prescrevem como as pessoas devem se comportar,exemplo:não roubar

O...
tracking img