Resenha fahrenheit 451

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


Fahrenheit 451, filme de François Truffaut, de 1966, se passa num estado totalitário em que ler livros é proibido. Mesmo sendo proibido, não deixam de existir leitores, isto acaba por reforçar o serviço dos bombeiros: queimar os livros encontrados. Os bombeiros não restringem suas buscas apenas a casas, como também em lugares públicos, como parques, revistando todos sempudor, até mesmo bebês. Naquela época, bombeiros não existiam mais para apagar incêndio, isto era uma prática antiquada, as casas da época eram à prova de fogo, eles existiam apenas para queimar livros. O sistema era tão rigoroso que desde jovens, os meninos entravam no quartel para ter aulas de como queimar os livros, estes por sua vez eram queimados, por serem considerados objetos maléficos aoser-humano, modificando as pessoas e tornando-as anti-sociais. Os moradores estavam rodeados de tecnologias, como televisões modernas, telefones em todos os cômodos e antenas parabólicas. A fiscalização se iniciava mediante indicação das casas dos "infratores" por meio de denúncias que as pessoas efetuavam em comunicadores que haviam por toda parte.
Tudo se transforma quando, um dia,Montag, um dos bombeiros, após conhecer sua vizinha professora, resolve ler um dos livros. Começa então a escondê-los em sua casa e ler à noite, escondido de sua esposa. Vai descobrindo, então, a importância dos livros. Posteriormente, a esposa de Mortag não quer mais conviver com os livros e então diz que o marido tem que escolher entre os livros e ela e logo o denuncia pela prática infratora. Osbombeiros chegam à casa de Montag, o qual vê os livros sendo queimados, agora totalmente contra sua vontade. Montag então queima seu Capitão à véspera de ser promovido. Procurado por assassinato, Montag foge e vai à procura de sua amiga, que estava na terra das "pessoas livro", que eram indivíduos que queriam se livrar da vida limitada e iam morar em outro lugar, onde passavam a viver como livros.Lá, ele conhece as pessoas livro e como elas vivem. Essas cidadãos tinham esperança de, um dia, recitar o livro que viviam, e então ele seria impresso novamente, para um dia, os livros tornarem a existir como outrora.
Desvendando o mistério do título do filme, Fahrenheit 451 é a temperatura a que os livros são queimados.






SELEÇÃO TEMÁTICA E CONCEITUAL


Após umresumo, podemos seguir às temáticas e conceitos do filme. O longa-metragem é distópico – ou antiutópico – pois nesse conceito geralmente se enquadra a ficção, o totalitarismo, uma sociedade corruptível e controlada pelo Estado. Este tipo de filme geralmente é criado como uma forma de aviso – o que acontece em Fahrenheit 451 – ou de sátira para a sociedade atual. Em suma, se relacionam com o mundoatual, mas mostram a vida num futuro próximo imaginado.
Já no início do filme, ele mostra uma sociedade do futuro, mas o que se pode entender por "futuro"? Para o filme, Truffaut pode ter analisado a conduta humana na época em que vivia e previu um futuro retrocesso, já que este é uma realidade que acompanha o ser humano. À medida em que as pessoas mutilavam outras formas de conhecimento,ficavam alienadas e então contribuíam para este tal "futuro retrocesso".
No que diz respeito ao totalitarismo, é bem claro que a sociedade era comandada pelo corpo de bombeiros, o Fahrenheit 451, e isso leva a um outro tema, o da “massificação”, ou seja, o fenômeno pelo qual quase todas as pessoas que compõem a sociedade do filme se tornam iguais também está bem presente. Qualquerpessoa que lesse livros ou não possuísse as tecnologias "do momento", era considerado "especial", um eufemismo para "fora dos padrões" e "estranho".
Apesar de o conceito de “distopia” geralmente estar ligado ao pessimismo, outro tema que chama a atenção ao fim do filme é o da “esperança”. A esperança que algumas pessoas tinham de mudar a realidade vigente, caso bem caracterizado pelas...
tracking img