Fadfsaasd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colegio: _______________________ Data: ______________
Aluno (a): ___________________________

FOLCLORE BRASILEIRO
LENDAS
A MULA-SEM- CABEÇA

Nos pequenos povoados ou cidades, onde existamcasas rodeando uma igreja, em noites escuras, pode haver aparições da Mula-Sem-Cabeça. Também se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia-noite, ela aparece. Dizem que é uma mulher que namorou umpadre e foi amaldiçoada. Toda passagem de quinta para sexta feira ela vai numa encruzilhada e ali se transforma na besta.
Então, ela vai percorrer sete povoados, ao longo daquela noite, e seencontrar alguém chupa seus olhos, unhas e dedos. Apesar do nome, Mula-Sem-Cabeça, na verdade, de acordo com quem já a viu, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e boca, ondetem freios de ferro.

CURUPIRA

O curupira é um ser fantástico, que segundo a crença popular, habita em florestas, sua função é a de proteger as plantas e os animais, além de punir quem osagredir. 
O curupira é como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores. 
Muitos dizem que existem curupiras que se encantam com algumascrianças e a levam embora para longe dos seus pais por algum tempo, mas são devolvidas quando atingem mais ou menos os sete anos de idade. 
Com isso, as crianças "sequestradas" e posteriormentedevolvidas, nunca voltam como eram, em razão do fascínio que passam a sentir pela floresta onde viveram. 
Para proteger os animais, o curupira usa mil artimanhas, procurando sempre confundir os caçadores,utilizando gritos, assobios e gemidos, fazendo com que o caçador pense que está atrás de um animal e vá atrás do Curupira, e este faz com que o caçador se perca na floresta. 
Ao aproximar umatempestade, o Curupira corre toda a floresta e vai batendo nos troncos das árvores. Assim, ele vê se elas estão fortes para aguentar a ventania. Se perceber que alguma árvore poderá ser derrubada pelo...
tracking img