Facul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEM E SOCIEDADE
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
ESTUDO DO HOMEM EM SEUS ASPECTOS CULTURAIS, SUA ORIGEM BIOLÓGICA E ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

ESTUDOS TENDO POR BASE A TEORIA DA ANTROPOLOGIA

• EIXO BÁSICO DA DISCIPLINA:
• Inicial estudo sobre a origem biológica do homem, seguido da análise do conceito de cultura, a importância dasimbolização humana, da diversidade cultural e reflexos sobre as relações sociais. Importância de determinadas ciências para os estudos sobre o homem:



- Biologia/Paleontologia/Arqueologia/Sociologia Antropologia/Psicologia/Economia/Ciência Política



Pano de fundo: -Filosofia/História/Geografia/Geologia/Química

ANTROPOLOGIA • CIÊNCIA QUE SURGIU EM MEADOS DO SÉC. XIX DEVIDO AOSPROBLEMAS DECORRENTES DA INDUSTRALIZAÇÃO CAPITALISTA, DA URBANIZAÇÃO E DA EXPANSÃO DA SOCIEDADE OCIDENTAL, RELACIONADA AO NEOCOLONIALISMO ou IMPERIALISMO. CONTATO COM OUTRAS CULTURAS E SOCIEDADES RESSALTA AS DIFERENÇAS CULTURAIS.

NO INÍCIO: ESTUDO DAS PARTICULARIDADES DAS SOCIEDADES E DOS POVOS DA ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA, BASICAMENTE DENOMINADAS DE “PRIMITIVAS” VISÃO EUROPEIZANTE DO HOMEM.

•CIÊNCIA QUE ESTUDA O HOMEM EM SEUS ASPECTOS BIOLÓGICO-FÍSICO E SOCIOCULTURAL -FÍSICA OU BIOLÓGICA - ANTROPOLOGIA - SOCIAL E CULTURAL
HÁ AS ANTROPOLOGIAS APLICADAS: URBANA; VISUAL; FOTOGRÁFICA E OUTRAS APLICADAS A DIVERSOS CAMPOS

APOIO DA: ARQUEOLOGIA, ETNOLOGIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, PALEONTOLOGIA, BIOLOGIA E GEOGRAFIA
-

• CIÊNCIA DA ALTERIDADE -COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS DIFERENÇASSÓCIO-CULTURAIS ESTUDO DAS DIVERSIDADES : “NÓS E OS OUTROS” • CIÊNCIA QUE ESTUDA A ORIGEM BIOLÓGICA DO HOMEM, SUA PRODUÇÃO CULTURAL E A DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES SOCIO-CULTURAIS.

PRINCIPAIS VISÕES SOBRE A ORIGEM HUMANA
• ASSUNTO POLÊMICO QUE PERMITE DIFERENTES ABORDAGENS.

1)EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS - EM GERAL, AS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS EXIGEM COMPROVAÇÕES: PESQUISAS/EXPERIMENTOS, RIGOROSOS ECONSTANTES.
- SUAS CONCLUSÕES, SUAS “VERDADES”, NÃO SÃO ABSOLUTAS, NEM DEFINITIVAS. SÃO QUESTIONÁVEIS E PROVISÓRIAS. - POSSUEM MÉTODOS PRÓPRIOS E PRODUZEM DIFERENTES TEORIAS

- EM RELAÇÃO À ORIGEM HUMANA AS PRIMEIRAS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS SURGIRAM SOMENTE NO FINAL DO SÉC. XVIII. - IMPORTÂNCIA A PARTIR DO SÉC XIX, COM AS TEORIAS EVOLUCIONISTAS TEORIAS EVOLUCIONISTAS A QUESTÃO DAS DETERMINAÇÕESBIOLÓGICAS E O PAPEL DO PROCESSO CULTURAL NA ORIGEM DO HOMEM A CULTURA COMPLEMENTA OS FATORES BIOLÓGICOS

2) EXPLICAÇÕES RELACIONADAS À CULTURA

A)CONCEPÇÕES RELIGIOSAS: PREDOMINARAM ATÉ O SÉC. XIX ORIGINANDO OS DIFERENTES CRIACIONISMOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS BASEADOS NA CRENÇA E NA FÉ. - SUAS CONCLUSÕES SÃO VERDADES ABSOLUTAS E INQUESTIONÁVEIS:
-

SÃO VERDADEIROS DOGMAS

• NO OCIDENTE OCRIACIONISMO TEM POR BASE A BÍBLIA LIVRO DO GÊNESIS – O HOMEM É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. É DESCENDENTE DIRETO DE ADÃO E EVA.
– TODAS AS ESPÉCIES FORAM CRIADAS POR AÇÃO DIVINA, TAIS QUAIS SE APRESENTAM HOJE: PRONTAS E ACABADAS.

B) OUTRAS CONCEPÇÕES • DE SENSO COMUM: - RECEBEM INFLUENCIAS DAS RELIGIÕES E DOS MITOS POPULARES. • LENDAS E MITOS - PREDOMINAM NAS SOCIEDADES TRIBAIS E INFLUENCIAMAS CRENÇAS POPULARES.
OBS: HÁ EXPLICAÇÕES ATUAIS QUE PROCURAM CONCILIAR ABORDAGENS CIENTÍFICAS/EVOLUCIONISTAS COM AS CRIACIONISTAS: “DESIGN INTELIGENTE”

REVOLUÇÕES NO PENSAMENTO QUE COLABORARAM PARA O CONHECIMENTO E TEORIAS CIENTÍFICAS 1. COPERNICANA – NICOLAU COPÉRNICO - SÉC XVI TEORIA HELIOCÊNTRICA 2. GALILEANA – GALILEU GALILEI - SÉC XVII TEORIA SOBRE OS MOVIMENTOS DOS CORPOS
3.DARWINIANA- CHARLES DARWIN - SÉC XIX TEORIA EVOLUCIONISTA DOS SERES VIVOS 4. FREUDIANA- SIGMUND FREUD - SÉC XX TEORIA PSICANALÍTICA

TEORIAS EVOLUCIONISTAS
1. PRÉ- EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO JEAN-BAPTISTE LAMARCK (1744-1829) - “FILOSOFIA ZOOLÓGICA” (1809) - INICIAL PERCEPÇÃO DO QUE OCORRE COM UM OVO. - ANIMAIS MUDAM SUAS CARACTERÍSTICAS SOB PRESSÃO AMBIENTAL E TRANSFEREM AS MUDANÇAS PARA SEUS...
tracking img