Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÕES INTERPESSOAIS:
CONVIVÊNCIA HUMANA NA ESCOLA


Danilo Sena Soares


Resumo


O presente pôster resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir da necessidade de compreensão dos processos que envolvem as relações humanas na escola. O presente relata a importância do bom relacionamento dentro e fora da escola com todos os seguimentos que dela se utilizam. O psicopedagogoatuando como articulador das relações humanas é pela fundamental para que convivência dentro da escola aconteça de forma equilibrada e proporcione o aprendizado necessário aos alunos.


Palavras-chave: Relações. Interpessoais. Humana. Psicopedagogo. Escola.


1 INTRODUÇÃO


A palavra relacionamento sugere valores, socialização e formação de conhecimento, através da cooperação ecompreensão entre as diferentes partes envolvidas e os grupos em todos os níveis da convivência humana.


O presente trabalho tem como objetivo definir os procedimentos necessários para que a escola alcance um bom relacionamento dentro e fora dos seus muros.


O psicopedagogo, enquanto articulador do processo de convivência humana dentro da escola contribui para que o nível derelacionamento seja agradável e proporcione momentos de aprendizagem.

A pesquisa utilizada para verificação das informações sobre as relações interpessoais será a bibliográfica, onde através dos textos escolhidos, servirá para reforçar a ideia de que um bom relacionamento gera uma energia positiva e compartilhada por todos.


2 CONVIVÊNCIA HUMANA NA ESCOLA
O relacionamento interpessoal naescola deve ser um processo contínuo. Para isso, faz-se necessário a integração entre docentes e discentes, escola e comunidade no ambiente escolar com atitudes positivas que proporcionem a sensação de bem-estar dentro da escola.

Para ALVES, “a relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz sesentirá mais receptivo à matéria.” (2010)
Logo o relacionamento interpessoal é peça fundamental para que a educação propicie mecanismos que garantam ao aluno o desenvolvimento do seu potencial, valorizando as habilidades necessárias para o convívio na sociedade. Spritzer (1998, p. 117) coloca que quando as pessoas se comunicam de um jeito vago, deixam que os outros entendam o que quiserem.O psicopedagogo deve articular planos e propostas que visem estimular a aprendizagem em todos os níveis da escola. Para Penha (2004, p.65) “a organização de aprendizagem é aquela em que seus Talentos, independentemente de posições funcionais, buscam sempre aprender em conjunto”. Falar a mesma língua, seguir os mesmos ideais, manter o foco na educação é também procurar se relacionar bem comtodos os envolvidos.

A parceria entre o psicopedagogo e os professores deve direcionar os alunos a um diálogo franco e aberto. Saber suas opiniões, expectativas e sugestões. Mais que ouvir, é nas relações interpessoais que o professor deve deixar claro o que espera dos alunos e quais os planos e objetivos que deseja alcançar.

3 CONSIDERAÕES FINAIS
Mediante o exposto apresentado,percebe-se que a escola funciona como um organismo vivo onde as partes trabalham independentes umas das outras e ao mesmo tempo se relacionam e se mantém unidas num único caminho.


Diálogo, respeito e afetividade são temas geradores, molas propulsoras na habilidade de se trabalhar as relações interpessoais buscando a compreensão e o cooperativismo para a solução de problemas, criação deoportunidades e respeito às diferenças sociais.

O relacionamento interpessoal é mais importante que as atividades realizadas individualmente pelos profissionais da escola. Quando esses profissionais trabalham numa relação harmoniosa, a sinergia gerada é compartilhada por todos, proporcionando um ambiente adequado à realização das atividades pedagógicas e educativas, pois a educação não...
tracking img