facu

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
O processo da escrita pelo poema
Thais Helena dos Santos, da Agência EducaBrasil
Como ensinar a escrever? O que pode contribuir efetivamente para a produção de um texto? Um caminho pode seriniciado pelo poema, pois essa prática rompe com certos preconceitos sobre a escrita. “A palavra, no poema, pelo seu caráter polissêmico, multissignificativo, convida naturalmente ao jogo, à retomada de umimaginário que o barulho das máquinas e a fumaça das chaminés tender a entorpecer”, explica um trecho do livro Produção e leitura de textos no ensino fundamental, da professora Beatriz Citelli,editado pela Cortez.
A autora, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, examinou a produção e a recepção de textos literários em alunos do ensino fundamental de cinco escolas de São Paulo, ondelecionou. Ela constatou que os estudantes tendem a soltar a imaginação, permitindo a descoberta de possibilidades expressivas da palavra, quando se trabalha a escrita a partir da linguagem poética.“Ao insistir na atividade com a poesia, penso que é possível executar uma espécie de reencontro com a pluralidade da palavra, logo com a linguagem em movimento: aquela dimensão onde o signo deixa de serapenas elemento de comunicação para ganhar força de nomeação”, esclarece Citelli, sobre algumas conclusões de seu trabalho.
O livro foi estruturado em três grandes partes para examinar o poema, anarrativa e a argumentação. Além de poesias e outros textos dos alunos envolvidos na pesquisa, a obra traz análises, conclusões e muitos questionamentos sobre os problemas enfrentados em sala de aula.Tanto a narrativa quanto a argumentação, pelo estudo da professora, podem melhorar quando trabalhados a partir da linguagem poética ou pela “fase do poema” como a chamou. Utilizar a construçãoliterária, considerada aberta e plural, não significa falta de coesão, coerência ou inteligibilidade. “O que existe é um outro modo de estruturar as várias vertentes do conhecimento”, salienta a autora....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Facu
  • facu
  • Facu
  • facu
  • Facu
  • facu
  • Facu
  • Facu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!