Facu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE GINÁSTICA

Do latim gymnasia (exercitar-se nu), a ginástica é a disciplina que visa desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo através de rotinas de exercícios físicos. Pode ser utilizada para fins competitivos, como o desporto, ou para fins lúdicos (lazer).


HISTÓRIA DA GINÁSTICA


Desde a Pré-História o ser humano já exercitava o corpo naturalmente, devido àsnecessidades básicas existentes na época, tal como caçar para obter alimento, competir entre si, nadar, subir em árvores (para se alimentar e fugir de animais) e até mesmo dançar. Mas foi na Antiguidade que a ginástica teve suas origens e começou a tomar uma forma mais racional. Por volta de 2.600 a.C, especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte defestividades, jogos e rituais religiosos.
No entanto, foi na Grécia que a ginástica ganhou evidência, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos. De fato, estes últimos a conceberam como uma forma de busca por corpos e mente sãos, dando à modalidade um papel de extrema importância na busca do equilíbrio entre aptidões físicas e intelectuais. Além disso, a valorização grega doideal de beleza humana favoreceu ainda mais o desenvolvimento da ginástica, uma vez que sua prática era vista como uma forma de cultuar o corpo.

Posteriormente, na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua peculiaridade grega, já que a valorização do corpo era visto como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercíciosdestinados à preparação militar. A repudiação  do culto à beleza física também foi registrada durante a Idade Média, aspecto que resultou na perda da importância do esporte nesta época. Desta forma, a ginástica retomou seu progresso somente com o Renascentismo e a revalorização das referências culturais da Antiguidade Clássica, através de Leonardo Da Vinci (1452-1519), Rousseau (1712-1778) e Pestalozzi(1746-1827).
Os egípcios também desenvolveram sua ginástica na Idade Média, a qual valorizava as qualidades físicas (resistência, força, equilíbrio e flexibilidade). Eles utilizavam como instrumento para á prática do esporte pesos, lanças e troncos de árvores.

Contudo, a Igreja, a partir do século XVI, começou a condenar os torneios de lutas e combates a cavalo, trocando-os por carrossel ecorridas em círculos.
A partir do século XVIII a ginástica moderna começa surgir através do educador alemão Johann-Cristoph Guts Muths (1759-1839), o qual lançou, em 1793, o primeiro livro escrito sistematizado de ginástica, chamado Gymnastik fur die Jugend; e Francisco Amoros Y Ondeano (1769-1849), espanhol naturalizado francês que fundou uma escola de ginástica em Grenelle. Guts Muths é consideradoo pai da ginástica pedagógica.
No entanto, a ginástica atual teve, para muitos especialistas, seu grande momento no século XIX, tendo destaque o alemão Friedrich Ludwig Cristoph Jahn (1778-1852). Jahn era um grande nacionalista e foi considerado o pai da ginástica artística olímpica, devido a sua propagação do esporte em aparelhos pelo mundo inteiro. Ele também inventou o termo Turnen  paradesignar a prática da ginástica na Alemanha. Durante o bloqueio ginástico de 1820 a 1842 na Alemanha, diversos ginastas alemães emigraram para o mundo inteiro propagando a ginástica de Jahn.
A partir da segunda metade do século XIX, começam a eclodir novas grandes escolas do esporte, como a sueca, a francesa, a suíça, a belga, a polonesa, dinamarquesa e a holandesa. Em 1881 foi fundada, na Bélgica, aFederação Européia de Ginástica, entidade que posteriormente, em 1921, passaria a ser conhecida como Federação Internacional de Ginástica (FIG). Seu primeiro presidente foi Nicolas Cupérus, o qual permaneceu no cargo até 1924.


OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA GINÁSTICA


• Ginásticas de Condicionamento Físico: englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da...
tracking img