Facil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Protocolo de uma industria metalúrgica

1- Introdução

o trabalho é uma atividade humana e social que está intimamente ligado com a evolução da sociedade e com as formas de controle e distribuição de poder.
a força de trabalho física e intelectual, enquanto mercadoria adquirida pelas empresas, que buscam extrair o máximo da produtividade possível do trabalhador, tende a se deteriorarcolocando o ser humano como alvo dos impactos sobre a saúde e vítima de acidentes.
Os acidentes de trabalho, além de afetarem a própria atividade laboral, também atingem a sociedade em geral e o meio ambiente. Acidentes decorrem em custos sociais e econômicos para empresas, trabalhadores e suas famílias. Para a sociedade como um todo, esses custos são demasiadamente altos.
A analise preliminar derisco consiste na avaliação inicial dos riscos potenciais suas causas, consequências e medidas de controle, efetuada por equipe técnicas multidisciplinar e coordenada por profissional de segurança e saúde no trabalho.
Após a analise dos riscos e perigos existentes na industria metalúrgica providenciar treinamentos sobre correta utilização de Equipamentos de Proteção individual e suas respectivasnecessidades.
Desenvolver método de conscientização dos colaboradores por meio de vídeos, cartazes e palestras sobre a segurança do trabalho.

2- Causas:

- Fatores de Situação: Projeto do equipamento ou ferramenta, projeto de trabalho, métodos de trabalho, duração dos períodos de trabalho e meio físico.
- Fatores individuais: Características da personalidade, sistemas de valores, motivação,idade, sexo, formação, experiência e outros.
- Condições de Trabalho: Manuseio de material, fluxo de trabalho, proteção nas máquinas, ambiente físico do trabalho (iluminação, temperatura, ruídos, etc.)
- Aspectos Humanos: seleção e treinamento de pessoal, disciplina, supervisão, inaptidão ao trabalho, temperamento, fadiga, atitudes impróprias, falta de cuidados e não observação das normas desegurança.
- Condições físicas das máquinas e equipamentos;
- Dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos;
- Condição física do ambiente de trabalho (ruído, iluminação, temperatura, gases, etc.);
- Fluxo de trabalho;
- Jornada de trabalho;
- Horário de trabalho;
- Ritmo de trabalho.

2- consequências e medidas:

- Condições Físicas de Trabalho - modificações destascondições insalubridade, conforme previsto em lei.
A necessidade de treinamento, conhecimento das necessidades de segurança, e capacitação dos trabalhadores para execução correta de procedimentos com potenciais de perigo, como forma de prevenir a ocorrência de danos traumáticos nos trabalhadores.
- Fluxo de Trabalho - o manuseio de material é a fonte da maior quantidade de acidentes na indústria.Doenças ocupacionais, contusões, corte, fadigas, estresse e outras.
Estudar o manuseio de materiais e componentes nas máquinas e bancadas, com a finalidade de que seja reduzido, ao mínimo, o contato físico e que haja dispositivos de segurança e proteção adequados. EPIs.
- Riscos Físicos - Os riscos físicos são oriundos de agentes que atuam pôr transferência de energia sobre o organismo.Os agentes físicos:
Ruído: o ruido atinge nosso organismo através de ondas de energia que não vemos, mas que percebemos através da audição, consequentemente causando perda auditiva. medidas uso do dispositivos auricular; implementação de um programa de combate ao ruido medidas de controle. Troca de ferramenta, uso de silenciadores, enclausuramento de maquinas, instalação de barreirasabsorventes, mudanças no ambientes e mudanças no processos de trabalho.
Vibrações: Oscilação pôr unidade de tempo de um sistema mecânico, causando cansaço físico e perda da concentração. Ampliar o ambiente de trabalho, estudos e discussões nas mudanças locais.
Radiações não Ionizantes: Forma de energia que se propaga no espaço como ondas eletromagnéticas, que não possui a energia necessária...
tracking img