Facas Pesquisas

686 palavras 3 páginas
Se pegarmos por base um aço carbono comum (5160 e 52100), no forjamento existe a conformação granular, que aumenta a resistência, mas não afeta o resultado em capacidade de corte:

Eu tive a oportunidade de trocar alguns emails com o Professor Sérgio Button da Unicamp, que trabalha na área de forjamento, que me esclareceu muita coisa a respeito do aumento da resistência em peças forjadas.

Não é o forjamento que faz o grão se refinar, e sim a temperatura. Então temos que cuidar de duas coisas muito importantes quando estamos falando de grão: o forjamento dentro da faixa de temperatura ideal e o alívio de tensões após o forjamento, deixando a lâmina perder lentamente a temperatura.

Quando do caldeamento, o que acontece é que o aço não é queimado. Isso acontece quando a temperatura chega a tal ponto que começa a desagregação antes que o metal vire líquido, ou seja, lá pelos 1400ºC. O caldeamento é feito entre 1100 e 1200ºC.

Se eu posso dar uma dica, dê uma olhada nesses 3 livros, que são a bíblia do aço para nós que trabalhamos na cutelaria:

-Aços e ferros fundidos, Vicente Chiaverini
-Acos e Ligas Especiais - Andre Luiz V. da Costa e Silva, Paulo Roberto Mei
-The Wonder of knifemaking - Wayne Goddard.

Mas se vc quer tirar sua próprias conclusões, o negócio é fazer duas peças da mesma barra de aço, sendo uma forjada e outra desbastada, com o mesmo perfil, mesmo ângulo de afiação e mesma têmpera. Coloque essas facas para um teste de endurance de corte, cortando pedaços de corda de sisal e anote a quantidade de cortes que a faca consegue fazer. A Anatomia da Faca
Publicado por Mário a 16 Out 2009
Toda a gente sabe o que é um gume ou o que é uma lâmina mas existem sempre dúvidas relativamenteaos nomes de outras partes de uma faca ou canivete. Serve este artigo para trazer alguma luz aoassunto mas salvaguardando, antes de mais, duas coisas: em primeiro nem todas as partes poderãoestar aqui descritas; em segundo os nomes atribuídos poderão

Relacionados