Fabulo dos cegos e do elefante

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campus Virtual
Daniel de Medeiros Dantas Pires Ferreira
Petrolina-PE 07/08/2012

HISTÓRIA DO PENSAMENTOADMINISTRATIVO



AS ORGANIZAÇÕES: VÁRIOS INTEGRANTES MAS SÓ UM OBJETIVO

O bom funcionamento de uma organização empresarial,dentre outros fatores, depende da relação entre seus integrantes, que devem exercer um trabalho coordenado e organizado, desempenhando suas funções da melhor maneira possível e interligadas com as demaisda empresa, visando alcançar um objetivo comum.
Recorrendo a alguns conceitos de organizações, segundo Cury (2000) “[...] a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cadaparticipante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. (CURY, 2000, p. 116), podemos perceber então que uma organização não funciona sozinha, e necessita da interação de seuscomponentes.
No texto “Metáfora dos Cegos e do Elefante” vemos que cada cego cria uma opinião própria sobre o que é um elefante, se baseando em sua experiência e conhecimento, ao tocar alguma parteno animal. Como cada um toca em uma parte diferente, eles acabam tendo conclusões diferentes. Tal fato prejudicou o objetivo final, que era descobrir como era um elefante, pois não houve uma interaçãoentre as opiniões obtidas. Dentro das organizações cada integrante tem uma forma de interpretar determinada situação, bem como um objetivo a atingir, seja ele pessoal o coorporativo. O que não podeacontecer é que tais interpretações não sejam interagidas com os demais integrantes, como aconteceu com os cegos da fábula. Quando isso acontece o objetivo comum da empresa acaba se desvirtuando, econsequentemente gerando futuros problemas. Ainda é interessante ressaltar a observação de Maximiano (2004; p. 27), quando faz alusão aos objetivos de uma organização. “As organizações são grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os cegos e os elefantes
  • O Cego E O Elefante
  • Os cegos e o elefante
  • O cego o elefante
  • Fábula dos cegos e do elefante.
  • Mintzberg e a Parábola dos 4 cegos e o elefante
  • Análise crítica entre as organizações empresariais atuais e a “metáfora dos cegos e do elefante”
  • O elefante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!