Extreme programming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 188 (46893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA

UM ESTUDO DE CASO DA ADOÇÃO DAS PRÁTICAS E VALORES DO EXTREME PROGRAMMING

VINÍCIUS MANHÃES TELES

IM-NCE/UFRJ Mestrado em Informática

Orientador: Carlo Emmmanoel Tolla de Oliveira, Ph.D.

Rio de Janeiro 2005

Copyright (C) 2005 by Vinícius Manhães Teles (vinicius@improveit.com.br) É permitido fazer cópiasexatas e distribuir este documento em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada. Pede-se que correções ou comentários sejam sempre enviados para o autor. É permitido criar e distribuir trabalhos derivados deste, desde que o trabalho original seja mencionado. Esse documento pode ser obtido na Internet no endereço: http://www.improveit.com.br/xp/dissertacaoXP.pdf

UM ESTUDO DE CASO DA ADOÇÃODAS PRÁTICAS E VALORES DO EXTREME PROGRAMMING

VINÍCIUS MANHÃES TELES

Dissertação submetida ao corpo docente da Coordenação do Instituto de Matemática e Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Informática.

Aprovada por: Prof.________________________________ (Orientador) CarloEmmanoel Tolla de Oliveira, Ph.D., UFRJ

Prof.________________________________ Lígia Alves Barros, D.Sc., UFRJ

Prof.________________________________ Alfredo Goldman vel Lejbman, Ph. D., USP

Rio de Janeiro, 28 de março de 2005

2

MANHÃES TELES, VINÍCIUS.

UM ESTUDO DE CASO DA ADOÇÃO DAS PRÁTICAS E VALORES DO EXTREME PROGRAMMING / Vinícius
Manhães Teles. Rio de Janeiro: UFRJ / IM /DCC, 2005. 180 pp. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, IM / DCC, 2005. Orientador: Prof. Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira 1. Extreme Programming. 2. Engenharia de Software. I. IM/NCE/UFRJ. II. Título (série).

3

AGRADECIMENTOS

À minha esposa, Patrícia Figueira, por sua enorme paciência, por todas as noites em que se privou da minhacompanhia, por suportar meu mau humor na correria da última hora, por todas as alegrias que preenchem o nosso dia-a-dia e pelo seu apoio incondicional. Ao meu orientador, Prof. Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira por aceitar e apoiar o tema da dissertação, pelas sugestões de leitura, pela disponibilidade e pelas observações. À Profa. Ligia Alves Barros por seus ensinamentos, paciência, disponibilidade e,sobretudo, pelas inúmeras críticas construtivas que fez em torno deste trabalho. Ao Prof. Alfredo Goldman vel Lejbman pela disponibilidade de vir ao Rio de Janeiro para a defesa desta dissertação, pelo tempo dedicado e pelo trabalho que vem executando na disseminação do XP no Brasil. Ao Oswaldo Areal, do Grupo XP Rio, que pacientemente revisou grande parte do texto. Aos meus alunos do curso de Ciênciada Computação da UFRJ que, através de seus questionamentos, me levaram a estudar mais, pesquisar mais, e aprimorar meus conhecimentos sobre Extreme Programming. Aos meus amigos Rodrigo Fernandes, Gilson Tavares, Renato Fiche Junior, Maurício Emanuel Dourado Cescato e Eduardo Bastos Leite por questionarem o XP inicialmente e forçarem o aprimoramento de minha argumentação. E, mais tarde, porapoiarem a aplicação do XP de forma entusiástica e determinada.

4 A toda a equipe da Improve It, pela coragem de adotar o XP, pelo talento demonstrado na utilização das práticas, por acreditar, por tentar, por melhorar continuamente e por mostrar que é possível conduzir projetos de software com XP de maneira primorosa. Sobretudo, obrigado por todas as vezes que vocês conseguiram, usando o XP,facilitar a vida de nossos clientes. Aos clientes da Improve It, por nos concederem a oportunidade de experimentar o XP. À comunidade XP do Brasil, que através de encontros, congressos e discussões na Internet me ajudaram a consolidar o aprendizado que deu origem a este trabalho. Aos companheiros da comunidade internacional Kent Beck, Mary Poppendieck, Ron Jeffries, Ward Cunningham e Laurie Williams,...
tracking img