Extrativismo vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Altamira
Faculdade de Engenharia Florestal

Extrativismo Vegetal

Introdução

A floresta amazônica ainda é fonte de recursos naturais para muitas utilidades humanas. Não somente aquele recurso alocado via mercado, mas também aqueles alocados para o auto-consumo ou uso direto da família oucomunidade. Desse modo, a função social da floresta ainda é muita diversa e rica. Muitas sociedades locais ainda têm nela a fonte primeira de alimento, renda, paz, bem-estar social, saúde e segurança.
Estabelecer parâmetros de exploração que garantam a implementação de atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas torna-se uma prioridade, assim como, um desafio para osprofissionais envolvidos no setor ambiental.
O extrativismo, que pode ser animal ou vegetal, implica coleta de frutos ou produtos desses dois reinos da natureza, quando não há ativa participação do rurícola no processo agro biológico de produção, ou seja, quando se desenvolve em floresta nativa ou animais não domesticados". Em termos de Brasil, dada a sua densa cobertura florestal e, nela, aimensa gama de produtos de natureza extrativa, o exame do extrativismo ganha importância e proporção, justificando-se pelo lugar que ocupou, e ainda hoje ocupa, apesar do visível declínio, na economia nacional.
O conceito de extração, portanto, é amplo em seu objeto, por se aplicar à totalidade do ecossistema natural, e restrito em sua função, por limitar a apropriação dos recursos às qualidades equantidades dos estoques primitivos, sem intervenção racional para sua ampliação.
Em geral, o extrativismo é visto como a atividade de coleta de recursos naturais para obter produtos minerais, animais ou vegetais.

1- Conceito de extrativismo

Extrativismo é um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente
Oextrativismo deve ser realizado sempre de forma a respeitar a natureza. O extrativismo predatório pode provocar sérios danos ao meio ambiente. O corte de madeira ilegal, por exemplo, pode gerar a desertificação das regiões afetadas, alterando o clima e trazendo fortes impactos para o ecossistema
É uma das atividades mais antigas da humanidade, sendo que pinturas rupestres indicam que o extrativismo vegetaljá era praticado na pré-história.
É bem verdade, que reconheça-se, que a prática das atividades extrativas, nos dias atuais, se comparada ao volume imenso de produtos extrativos que conquistaram altos percentuais no setor econômico-financeiro do passado, tem decaído, cedendo vez às atividades de cultivo e criação.
Mas, apesar dessas considerações, sabe-se que a participação das atividadesprimárias extrativas no produto bruto dessa região, ainda representa o seu mais alto percentual, ultrapassando, mesmo hoje, os percentuais alcançados pelas lavouras e pecuárias, dados a grandeza das áreas exploradas extrativamente.
Contudo é ainda a região norte, em primeiro lugar, seguida das regiões centro-oeste e nordeste, aquelas que ocupam a posição de maior destaque como áreas destinadas ouaptas à atividade extrativa.
Tal atividade ainda continua sendo praticada dentro dos mais primitivos e rotineiros moldes, o que, obviamente, vem acarretar uma baixa produtividade, da qual resultam prejuízos que atingem, em primeiro lugar e mais rudemente, o próprio extrator, aquele cujo trabalho, incompreensivelmente, o torna prisioneiro de si mesmo e apenas o empobrece.
Agravam a questão,ainda, outros fatores, tais como a baixa produtividade e a falta de uma infra-estrutura dirigida a atender às necessidades de comercialização e escoamento dos produtos coletados.
Apesar de não haver uma interferência direta do homem nos momentos antecedentes à germinação ou ao nascimento, nem mesmo nos momentos subseqüentes de todo o ciclo biológico de maturação do produto ou do animal, a mera...
tracking img