Extracao de areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTRAÇÃO DE AREIA

A areia é substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, onde foram convertidas em granito.

A areia é produto da desintegração mecânica através de agentes exteriores sobre rochas, que emergiram. Ovento, a água, as geadas, a vegetação entre outros, provocam nas rochas erosão e desgaste ao longo do tempo, transformando-as em pedregulhos e areias, solos de partículas grossas, siltes partículas intermediárias e por último, as argilas, que são as partículas finas e formadas normalmente, pela decomposição química.

A areia é formada, principalmente pôr quartzo (SiO2), mas dependendo da composiçãoda rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações, também variadas. Quase todos minerais de grande resistência física e estabilidade química.

As areias são normalmente extraídas de depósitos recentes e sub-recentes de canais e terraços fluviais,geralmente de idade pleistocênica. Em determinadas situações, a exploração econômica pode ser precedida de uma definição de suas características físicas, como granulometria, morfoscopia dos corpos sedimentares, assim como a geometria das partículas, e química .
No Brasil, os depósitos de areia utilizados como materiais em construção civil, normalmente provêm de sedimentos fluviais recentes e sub-recentede paleocanais e terraços de rios próximos ou mesmo no interior dos grandes centros urbanos.

A geologia da área apresenta rochas classificadas como pertencentes ao Pré-Cambriano Indiferenciado, na Associação Gnaissico-Migmatítica. Esse tipo de rocha teve suas estruturas primárias totalmente deformadas pelas sucessivas fases tectônicas a que foram submetidas e pela granitização atuante comacréscimo e substituição de elementos.

As rochas formadoras da Associação Gnaíssico-Migmatítica, são formadas quase que exclusivamente de gnaisses bandados e graníticos em menor proporção granito e micaxisos.

De maneira geral apresentam tonalidade cinza-clara e granulação média a grosseira e seus principais constituintes são: o quartzo, o feldspato, a micolina e a biotita. O que determina a composiçãoda areia da região em questão.

Danos causados pela extração de areia

Qualquer que seja o tipo de atividade ou empreendimento sempre acarreta modificações ambientais. Podendo ser de caráter irreversível ou temporário.

A extração de areia nos rios provoca graves danos, como a turbidez da água, assoreamento e em alguns casos, até mesmo o desvio do leito.

A exploração de areia nas margensdos rios passa, a médio prazo, a provocar inundações, águas paradas e todas as suas conseqüências, como proliferação de insetos e doenças

Dentre os impactos causados pela extração de areia enumeram-se os seguintes:

* Alteração na paisagem - A simples operação dos equipamentos de extração, transporte e veículos das pessoas afetas ao empreendimento, afeta de maneira significativa a paisagemlocal, soma-se a esse fato o destruição da paisagem no local de estocagem do material até o mesmo ser removido em definitivo. Um outro fator digno de nota é a construção de vias de acesso, uma vez que a grande maioria dos depósitos se encontra na zona rural.

* Supressão de vegetação - Provocada, também, pela operação dos equipamentos, pelo disposição do material extraído e dos rejeitos e pelacirculação de veículos. É porem, reversível se houver manejo adequado da vegetação existente no local.

* Interferência sobre a fauna. - A remoção de vegetação, a modificação na estrutura do solo, o aumento ou a introdução de ruídos, a circulação de caminhões, entre outros fatores, provocam a evasão ou alteração nos hábitos da fauna no entorno do local. Um fato observável, quando a extração...
tracking img