Exponencial e logaritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo deste trabalho é detalhar as propriedades, definições e apresentar alguns exemplos e exercicíos das “Funções Exponenciais e Logarítimas”.




















AsFunções Exponenciais são utilizadas nas situações envolvendo crescimento e decrescimento, onde a variável esta localizada no expoente de uma base.Sua lei de formação é dada pela relação de dependênciaentre y e x, da seguinte forma:y=ax ou (fx)=ax, de modo que a seja maior que 0 e diferente que 1.
A Função f :R→R dada por f(x) = a* (com a > 0 e a≠ 1) é denominada função exponencial de base a.As Funções Exponenciais são classificadas como crescente e decrescente.
As Funções Crescentes possuem base a com o valor numérico maior que 1 (a>1) .E as Decrescentes possuem base a [...].
Aprincipal característica de Função Exponencial é o aparecimento de uma variável no expoente. Este tipo de função expressa situações onde ocorre grandes variações em períodos curtos. As exponenciais,como são conhecidas, possuem diversas aplicações no cotidiano, na matemática financeira esta presente nos cálculos relacionados nos juros compostos pois ocorre acumulação de capital durante o períododa aplicação.
Existem fatos que podem ser descrito por meio de uma função exponencial,tais como o juro do dinheiro acumulado,o crescimento ou decrescimento de populações, animais ou vegetais edesintegração radioativa.
Veja agora alguns exemplos :
f(x)=3x,função exponencial de base 3 e expoente x (variável)
f(y)=3y,função exponencial de base 3 e expoente y (variável)
Função Exponencial éuma função na qual a variável (incógnita), se encontra no expoente.



Exercícios De Função Exponencial
1.O produto das soluções da equação (4³-x)²-x=1 é:
a)0 b)1 c)4d)5 e)6
2.Considere a sentença a²x+³ a8>, na qual x é uma variável real e a é uma constante real positiva.Essa sentença é verdadeira se por exemplo:
a)x=3 e a=1
b)x=-3 e...
tracking img