Explosivos na engenharia quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

APLICAÇÃO DE EXPLOSIVOS NA ENGENHARIA QUÍMICA

Disciplina:
Desmonte de Rochas

Julho - 2010

SUMÁRIO
Página
Capítulo 1 Introdução 3

Capítulo 2
2.1 Aspectos Históricos 5
2.2 Tipos de Explosões Químicas 12
2.3 Classificação dos Explosivos 16
2.4 Classificação Quanto a Combustão 18
11
Capítulo 3 Explosivos eExplosões 19

Capítulo 4 Explosivos Químicos 23
4.1 TNT 23
4.2 PETN 24
4.3 RDX 24
4.4 HMX 25
4.5 TATP 26

Capítulo 5 Referências bibliográficas 28

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

Embora tenham contribuído bastante para a destruição de vidas humanas, os explosivos possibilitaram também a execução de grandes obras de engenharia, que seriam física, ou economicamente, impossíveis sem autilização destes agentes. Projetos de engenharia como a ponte Rio-Niterói, o túnel dois irmãos ou a hidrelétrica de Itaipu levariam centenas de anos para serem concluídos se o trabalho tivesse usado apenas a força braçal dos trabalhadores. Os explosivos incluem-se entre os mais poderosos serventes da
humanidade. Suas aplicações são as mais diversas indo desde obras de engenharia e todos os tiposde minerações até aplicações industriais como no uso de rebites explosivos na restauração de freios de caminhões ou construção de aeronaves e o uso de explosivos submersos para moldar metais. Sem falar, é claro, na aplicação dos explosivos para fins militares.
Explosivos são substancias químicas capazes de causar explosões, isto é, capazes de liberar grande quantidade de energia em um intervalode tempo muito curto. Trata-se, na quase totalidade dos casos, de sólidos que também, podem ser usados como propelentes, devido à grande quantidade de gases que geram. Alguns encontram ainda aplicação como substancias pirotécnicas, geralmente misturados a outros compostos cuja finalidade é diminuir a velocidade de reação.
O interesse por explosivos confunde-se com a história da química,iniciando-se com a pólvora, o primeiro dos explosivos e o único durante séculos. Apesar de incertas referencias em antigos textos alquimistas é bem sabido que a pólvora foi alvo de estudos realizados por Lavoisier, os quais tiveram papel fundamental no desenvolvimento da industria química de polímeros.
Existem três tipos fundamentais de explosivos, os mecânicos, os atômicos e os químicos.
Os mecânicos:pólvora preta ou qualquer mistura de combustível e comburente;
Os atômicos: fissão e fusão nuclear;
Os químicos: moléculas (substâncias químicas energéticas).
Conhecendo-se os três principais tipos de explosivos relataremos o que é de nosso maior interesse que são os explosivos químicos.

CAPÍTULO 2

2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS

Não há consenso na literatura sobre a credibilidade das fontesque atribuem aos alquimistas chineses a descoberta da pólvora, mas alguns autores reportam que em 220 AC um incidente foi registrado quando alguns alquimistas chineses tentavam separar prata do minério de ouro e misturaram nitrato de potássio (KNO3), enxofre e carvão na fornalha contendo o minério.
Aparentemente a preparação de pólvora foi descrita pela primeira vez na Europa por Roger Bacon em1249. em 1320, Berthold Schwartz iniciou estudos sobre os escritos de Bacon e aperfeiçoou as informações sobre a obtenção e propriedades da substancia, o que provavelmente acelerou a adoção da pólvora na Europa Central, para fins militares.
Lavoisier realizou estudos sistemáticos sobre a pólvora quando era um dos diretores de Régie dês Poudres e teve Eleuthère Irénée du Pont como um de seusaprendizes. Devido a perseguição sofrida no período da revolução francesa, Du Pont fugiu da França e instalou-se nos Estados Unidos em 1800, onde fundou a Du Pont de Nemours, empresa que monopolizou a fabricação de pólvora naquele pais durante anos. A reação do governo americano de proibir esse monopólio fez com que a Du Pont fizesse um esforço no sentido de desenvolver novos materiais que tivessem...
tracking img