Explosivos na agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
ESPACIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ANDERSON CLAYTON LECH TEIXEIRA

EXPLOSIVOS NA AGRICULTURA

Recife – 2010
Utilização de explosivos na agricultura

1 – Plantações de árvores:
Para a plantação de árvores em terrenos muito compactados e rochosos é inviável a utilização manual, para uma realizaçãode preparo do terreno, é muito mais fácil e economicamente viável a utilização de explosivos.
As covas abertas com explosivos colocam à disposição das plantas, um bom cubo de terra mobilizada que as raízes podem penetrar com facilidade, aumentando consideravelmente a sua capacidade de expansão, o que se irá traduzir num maior e mais rápido desenvolvimento.
A utilização de explosivos naplantação de árvores tem como objetivo facilitar a sua instalação bem como efetuar a mobilização do terreno circundante.
Os explosivos a empregar devem ser compostos por nitrato de amônio. Para proporcionar um melhor desenvolvimento das plantas, quando da instalação poderá ser acrescentado um adubo composto (N-P-K) à cova, cuja quantidade será determinada após a respectiva analise ao solo, o qual além doefeito benéfico sobre as plantas, irá potenciar o efeito mecânico do explosivo.
A utilização de explosivos também se reveste de particular importância no caso de se pretender proceder à fertilização de culturas já instaladas no terreno, nesse caso procede-se ao carregamento do furo com adubo composto (azoto, fósforo, potássio), seguido da carga sendo depois atacado com terra e detonado.
Paraalém da adubação das plantas também tem efeitos benéficos na mobilização do solo em redor da planta, que irá ter repercussões no desenvolvimento da planta, pois o terreno ficará mobilizado em profundidade, permitindo-lhe assim um melhor desenvolvimento.
Para evitar danificar as plantas os buracos devem ser feitos no perímetro exterior da copa das árvores ou na entrelinha de 2 ou 4 árvores a umaprofundidade de 0,80 metros a 1,20 metros conforme as situações.
O solo deverá estar bem seco, para ficar bem mobilizado; logo a melhor altura para a execução desta operação será o Outono.
Torna-se mais adequado reforçar o tiro, aumentado a quantidade de explosivo do que aumentar o número de furos, isto para não prejudicar as raízes. Geralmente o solo quase não reage superficialmente, ou reagepouco, á explosão não danificando as raízes. A explosão atua sobre tudo em profundidade, o que convêm á planta para que as suas raízes possam procurar novos recursos para a sua nutrição, aumentando ainda assim a capacidade de armazenamento de água do sol, bem como a sua permeabilidade e aumentando o arejamento, prevenindo de certa forma o aparecimento de patologias do tipo da podridão radicular,relacionadas com a compactação e falta de permeabilidade do solo.

2 – Arranque de cepos ou tocos
Dos métodos utilizados para destruir cepos, o mais usual é aquele em que se coloca uma carga explosiva debaixo do cepo procedendo à sua destruição; ocasionalmente colocam-se pequenas cargas explosivas no interior do cepo, ou nas raízes mais grossas, previamente perfuradas.
Condicionantes a ter nadestruição de cepos com explosivos:
• O diâmetro do cepo;
• A idade e a espécie da arvore;
• A natureza do solo onde o cepo está localizado;
• Distância de segurança de habitações ou outro tipo de estrutura.
Quando se procede ao rebentamento de um cepo por colocação de uma carga debaixo dele, é necessário que os explosivos sejam postos na posição correta, pois, se a primeira tentativa se revelarinfrutífera não será possível efetuar uma segunda tentativa.
A carga deverá ser colocada, 50 cm abaixo do centro do cepo, a carga será de 0.02 a 0.03kg por centímetro de diâmetro do cepo; este valor guia é para terreno franco e para cepos de árvores que tenham sido cortadas há pouco tempo. Por exemplo cepos de carvalho irão exigir o dobro da carga.
Quando o solo for duro, metade da carga...
tracking img