Exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O Caso dos Exploradores de Cavernas se passa no ano de 4300 e conta sobre cinco homens membros da Sociedade Espeleológica - uma organização amadorística de exploração de cavernas que, em princípios de maio do ano de 4299 penetraram no interior de uma caverna de rocha calcária, Já bem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento de terra, tal que bloqueou completamentea sua única abertura. Não voltando os cinco homens às suas casas, o secretário da sociedade foi notificado pelas famílias, os exploradores haviam deixado indicações, na sede da Sociedade, indicando a localização da caverna que se propunham visitar.
A equipe de socorro foi prontamente enviada ao focal.A tarefa revelou-se extremamente difícil. O trabalho de desobstrução foi muitas vezes frustradopor novos deslizamentos de terra, no vigésimo dia descobriu-se que os exploradores possuíam um rádio para comunicação, em contato com os engenheiros e médicos envolvidos descobriram que seria necessário pelo menos mais dez dias para seu resgate e que provavelmente não sobreviveriam esse tempo. Roger Whetmore um dos exploradores, indagou sobre a chance de sobrevivência se um deles morresse paraque os outros se alimentassem de sua carne, foi dito a eles que provavelmente sobreviveriam. Whetmore sugeriu que decidissem a sorte nos dados que casualmente possuía consigo, entretanto, antes que estes fossem lançados, Whetmore declarou que desistia do acordo, os outros o acusaram de violação do acordo e procederam ao lançamento dos dados. Quando chegou a vez de Whetmore um dos homens atirou-osem seu lugar.
Quando os homens foram finalmente libertados soube-se que, no trigésimo terceiro dia após sua entrada na caverna, Whetmore tinha sido morto e servido de alimento a seus companheiros. Após o resgate dos exploradores e depois de terem permanecido algum tempo em um hospital onde foram submetidos a tratamentos, foram denunciados pelo homicídio de Roger Whetmore, foram declarados culpadose sentenciados á forca. Por entender que em um caso desta natureza o princípio da clemência executiva parece admiravelmente apropriado para mitigar os rigores da lei, o júri dissolvido enviou uma petição conjunta ao chefe do Poder Executivo pedindo que, a sentença fosse comutada em prisão de seis meses, o juiz da primeira instância também endereçou petição similar. Como nada resolveu o Executivo,o caso foi julgado pela Suprema Corte de Newgarth.

Votos dos jurados
Foster, J.
Ele os declara inocentes, primeiramente, chamando por sórdida e simplista a decisão de condená-los, julgando-os apenas pela lei e não toda a situação que os envolveu, também julgou ser uma decisão passível da condenação pelo senso comum. Ainda, alega que a própria lei os declara inocentes fundamentando-se em duaspremissas independentes:
1º Lei da natureza: Todas as legislações e precedentes seriam inaplicáveis ao caso em questão, surgindo uma situação que torne a coexistência impossível, a partir de então a condição que se encontra subjacente a todos os nossos precedentes e disposições legisladas cessou de existir. Na busca pela preservação da vida, todas as leis jurídicas e sociais perderam seusignificado e sua coercibilidade.
2º Leis consolidadas: A lei pode ser interpretada de formas diferentes da literal, dependendo da situação apresentada e o que a lei em questão buscou atingir quando criada.

Tatting, J.
Ele se absteve de seu voto para a decisão do caso, questiona todo o embasamento do juiz Foster sobre os acusados estarem sobre a “Lei da Natureza” ao enfatizar o fato de eles seremjuízes com o poder-dever de aplicar as leis do país, e que suas autoridades, de nada valeriam se fosse para julgar com o ponto de vista da existência de leis naturais. Ele ressalta ainda, que o código de leis naturais seria algo odioso, desordenado e propício a atos bárbaros. Ele também questiona a forma de interpretação da lei de Foster e sua falta apresentação de precedentes na defesa de seu...
tracking img