Exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O "caso dos exploradores de caverna" é uma obra de Lon Louvier Fuller um estado-unidense que estudou Economia e Direito, professor de jurisprudência da Universsidade Harvard Law School. E também foiautor de outros oito livros e vários artigos ligados ao Direito e a filosofia. Era também um critico da teoria do positivismo e quando esreve seu livro The Morality of Law, deixa claro que defendeideias jusnaturalistas.
O obra se passa no começo de maio do ano 4300, e narra a história ficticia de cinco exploradores amadores de caverna. Que acabam se envolvendo em um acidente durante umaexploração, quando ocorre um deslizamento e consequentemente ficam presos durante trinta e dois dias dentro da caverna que até então iriam explorar. E como não tinham alimentos suficientes se propôs entreeles que fosse tirado na sorte, um jogo de dados a vida de um dos cinco homen para que servisse de alimento para os demais.
Assim que resgatados o quatros sobreviventes passam pelos devidos tratamentosfisicos e psicologicos são posteriomente denunciados pelo assassinato do quinto explorador. São condenados mas recorrem a decisão a decisão da Suprema Corte, e então dois juizes condenam outros doisabsorvem e um juiz não se sente á vontade de tomar uma decisão. Então a pena é mantida e os reús são levados a morte através da forca.
O "caso dos exploradores de caverna" é uma leitura basica eindispenssavel para o estudante do curso de Direito, traz várias questões, diferentes pontos de vistas de uma só situação, até onde se respeita o direito a vida de um pessoa, até que ponto os sereshumanos conseguem respeitar o Direito positivo? Ou seja até onde vai o alcance da lei? O direito a vida pode ser refletido também. Se define em um livro que desperta o leitor para verdades que podem serconstruídas, as quais o confundem diante a argumentos coerente e convincentes. Outro fato relevante é até que ponto um juiz deve se envolver emocionalmente com um caso para que não deixa com que...
tracking img