Experimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Procedimento 1:
a) A chama obtida é a chama luminosa ou de explosão, que possui cor característica amarela e libera fuligem, ou seja, a reação de combustão cm o GLP não é completa. Suatemperatura é relativamente baixa se comparado aos outros tipos de chama obtidos pelo aparelho, e alcança cerca de 300°C.
b) A cápsula de porcelana ficou “suja” devido à liberação de fuligem da chama.c) Esta chama é azulada, não luminosa, quase incolor e muito quente, também conhecida como chama de combustão completa ou de difusão. A zona redutora da chama se apresenta no centro desta, e apresentauma coloração mais forte, enquanto que a zona oxidante se dá na parte mais periférica aprestando cor mais discreta.
d) Percebe-se que a região mais quente da chama é a da zona oxidante, pois nestao alfinete apresentou incandescência branca.
e) A chama não sujou a peça, pelo contrário, limpou alguns resquícios de fuligem que ainda restavam na peça devido ao experimento anterior. Issoocorre porque a chama de combustão completa também causa a reação de combustão na fuligem restante na peça.
1- Chama de Combustão Incompleta.
2- Chama de Combustão Completa.

Questões:
1)C₄H₈ + 6O₂ → 4CO₂ + 4H₂O (combustão do buteno).
C7H16 + 11O2 → 7CO2 + 8H2O (combustão do heptano).
2) Porque a chama obtida será a de combustão completa que é quase incolor e, portanto, pouco visível,fato que torna o procedimento perigoso pois não se tem certeza de que a chama está acesa ou não.
3)
4) Quando excitados pela chama os elétrons recebem energia e vão para camadas mais externas,mas quando voltam para suas camadas de origem liberam essa energia, conhecida como fóton, em forma luminosa.
5) D
6) O gás na chama de combustão incompleta não reage totalmente, e então estaparte que não reage é somente aquecida até ficar incandescente, originando a cor amarela. Por outro lado isso não ocorre na chama de combustão completa, pois todo o gás reage, portanto não há...
tracking img