Experimento e comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Defina com suas próprias palavras o que é um experimento.
Observar ou fazer alguma coisa sob determinada "condição", o que resultará em um resultado ou estado final de acontecimentos que não são previsíveis. Precisa também ser replicável (capaz de ser reproduzido).

2) Cite os três objetivos da experimentação.
O estabelecimento de relações causais, a compreensão de fenômenos e a promoçãode aplicações práticas.

3) Um experimento busca estabelecer relações sistemáticas entre variáveis. Estas variáveis são divididas em duas categorias principais. Cite-as e explique cada uma delas.
Principais: as variáveis experimentais ou independentes (VIs) e as variáveis observadas ou dependentes (VDs)2. As variáveis independentes são aquelas manipuladas pelo pesquisador, que está interessadoem seus efeitos. As variáveis dependentes, por sua vez, são aspectos/dimensões do fenômeno de interesse, são as variáveis que o pesquisador mede em busca dos efeitos das VIs.

4) No exemplo dado sobre o experimento de refração da luz de Newton, quais variáveis podem ser classificadas como VIs e qual pode ser classificada como VD?
No exemplo da decomposição da luz, precisou planejar um quartoescuro no qual apenas um pequeno orifício permitia a entrada de luz solar e precisou posicionar adequadamente os prismas e o anteparo (todos constituindo VIs), de modo a possibilitar suas observações sobre as mudanças na luz solar (a VD)

5) Explique o que são VEs (variáveis estranhas).
O manejo adequado tanto das VIs quanto das VDs e de todos os fatores que possam interferir nos efeitos dasprimeiras sobre as últimas – tais fatores são chamados de variáveis estranhas (VEs)

6) O que significa delinear um experimento?
Segundo Johnston e Pennypacker (1993a), delinear um experimento é planejar condições controle e experimentais de modo a permitir comparações significativas entre elas, verificar os efeitos da VI e responder ao problema de pesquisa. Dito de outra forma, delinear umexperimento é decidir sobre: 1) quantos sujeitos3 serão utilizados; 2) quantas serão as condições (controle e experimental) utilizadas; 3) quando, por quanto tempo e em que ordem as condições serão introduzidas; e 4) quando e quantas vezes as medidas de interesse serão realizadas.

7) Defina condição controle e condição experimental.
A condição controle é aquela na qual a VI não está presente. Elapermite avaliar os efeitos de todas as variáveis, que não a VI, sobre a VD. A condição experimental, por sua vez, é aquela na qual a VI está presente.

8) Diferencie delineamento de sujeito único e entre- grupos em relação a: como são planejadas as condições experimentais, como são realizadas as medidas de interesse e como as medidas são comparadas.
Os delineamentos de sujeito único têm comocaracterística principal tratar os sujeitos individualmente, tanto no que se refere às decisões relativas ao próprio delineamento, quanto ao processamento dos dados – o que não implica a utilização de um único sujeito por experimento. Neste modelo de delineamento, os sujeitos são expostos a uma série de condições, mensurando-se repetidamente o desempenho do organismo e verificando-se se há uma relaçãoordenada entre as condições manipuladas no experimento e as alterações nessas medidas (Matos, 1990). Diferentemente dos delineamentos entre-grupos, um mesmo sujeito é submetido a todas as condições do experimento e as observações são realizadas de forma contínua no decorrer de todo o processo.

9) Que argumentos são utilizados para defender a utilização do delineamento de sujeito único para oestudo do comportamento?
Neste modelo de delineamento, os sujeitos são expostos a uma série de condições, mensurando-se repetidamente o desempenho do organismo e verificando-se se há uma relação ordenada entre as condições manipuladas no experimento e as alterações nessas medidas.

10) Explique porque a estratégia dos estados estáveis é indispensável em um delineamento de sujeito único. Cite...
tracking img