Experimento de reynolds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNDB: Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Professora: Hellen P. Flores Reis – hellenpatreis@gmail.com

CASE

Experiência de Reynolds

1. Objetivos:

- Estudar oexperimento de Reynolds em dutos;

- Descrever detalhadamente as características dos regimes de escoamento laminar e turbulento, relacionando-as ao significado físico do número de Reynolds;

- Apartir dos dados e informações fornecidos no anexo, determinar o valor do número de Reynolds crítico;

- Explicar, como engenheiros, a importância do estudo do transporte de um fluido em dutos.

2.Sinopse do Case:

No dia a dia é comum fazermos uso de expressões do tipo “(...) o avião enfrentou muita turbulência (...)”, “(...) as águas do rio estavam turbulentas (...)” etc., no sentido detransmitir a ideia de um movimento caótico e desordenado de um fluido. Essa caracterização do movimento turbulento é, contudo, apenas qualitativa e, até certo ponto, subjetiva, carecendo de melhorconceituação (BISTAFA, 2010).
O movimento viscoso de fluidos pode ocorrer sob dois regimes bem distintos: laminar ou turbulento. Cada um desses regimes apresenta características próprias e o número deReynolds é o parâmetro que os distingue.

No escoamento viscoso um ponto importante é o término do escoamento laminar, ao qual corresponde o número de Reynolds crítico que pode ser determinadoexperimentalmente através da visualização das linhas de corrente do escoamento ou através de algumas medições experimentais.

O movimento turbulento de um fluido foi claramente definido a partir de 1883,quando Reynolds publicou os resultados do clássico experimento em duto.
Toda e qualquer indústria atualmente apresenta sistemas de transporte de fluidos por tubulações. O presente case aborda um estudosobre o número adimensional de Reynolds, parâmetro este, de fundamental importância na indústria, pois o mesmo identifica o regime de escoamento do fluido, assim como o regime que apresenta, que...
tracking img