Experiencia de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERMINAÇÃO DO CARBONATO
Jandrei Pscheidt; Matheus Loja; Odenir Kwitschal.
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
Engenharia Civil – Turma 01 – Disciplina de Química Tecnológica

1. INTRODUÇÃO

No estudo dos gases podemos observar que, em grande parte, este estado físico sofre alteração quando submetido a diferentes temperaturas. O que já não é tãonotório nos outros estados, como sólido e líquido. Nesse estado, todas as substâncias apresentam propriedades físicas bastante semelhantes. Considerando os volumes molares, por exemplo, a 0o e 1 ATM, 1 mol de qualquer gás ocupa quase exatamente o mesmo volume, cerca de 22,4 litros. (MASTERTON, 1990).
Desta forma por meio da Química Analítica desenvolveu-se métodos, instrumentos e estratégias para aobtenção de informações sobre a composição de determinada matéria no espaço e no tempo. Porém, para isso, dois aspectos são fundamentais: identificar espécies presentes e determinar as quantidades relativas de cada uma. Somando a está ciência, digamos assim, por meio da análise qualitativa conseguimos identificar os elementos presentes e seu estado de combinação em uma amostra.
Todavia, é deextrema importância a análise quantitativa. Tal meio cumpri importante papel no desenvolvimento do experimento em aspectos científicos e tecnológicos, permitindo estabelecer as massas atômicas dos elementos e conhecer a composição dos mais variados materiais de origem natural. Sendo assim, a análise quantitativa é fundamental para o cálculo estequiométrico, que em seguida será representado.

2.REVISÃO DA LITERATURA

3.1. Gases
No estudo dos gases podemos verificar que ao contrario dos sólidas e líquidos, os gases apresentam uma variação considerável quando submetidos a uma alteração na temperatura, pressão ou volume do recipiente, gerando assim uma alteração quase que imediata de sua massa.
Para medir completamente o estado do gás, é preciso quatro variáveis:
* Volume –Volume de gás podem ser expressos em litros, centímetros cúbicos ou metros cúbicos;
* Quantidade – Esta representada pelo numero de moles ou mols;
* Temperatura – Expressada em Kelvin no calculo de gases;
* Pressão – Para mediar a pressão usa-se comumente o barômetro de mercúrio e o manômetro.
Podemos verificar algumas propriedades dos gases conforme LAWRECE, 2009.
* Os gases seexpandem para preencher o volume de qualquer recipiente;
* Os gases tem densidades muito mais baixas que os sólidos e líquidos;
* Os gases têm densidade altamente variáveis, dependendo das condições;
* Os gases se misturam entre sim fácil e totalmente;
* Os gases alteram o seu volume significativamente com a variação da temperatura;

No estudo dos gases podemos fazerinúmerasexperiências para demonstrar o volume obtidoa partir de cada experiência, mas neste caso usamos o CaCO3 que nada mais é do que carbonato de Cálcio somado a um reagente, neste caso o HCl. Nesta experiência a reação gerada ocorre com a formação de gás que é transferido através de uma mangueira para dentro da proveta, gerando uma pressão e assim deslocando a água para fora da proveta, a partir deste momentoconseguimos medir o volume de gás produzido na reação.

3.2. Estequiometria
As equações químicas equilibradas são extremamente importantes nas representações dos produtos das reações e no entendimento da quantitativa de química. Desta forma a razão entre as quantidades de reagentes e produtos é denominada Estequiometria, e os coeficientes numa reação equilibrada são denominados coeficientesestequiométricos. (KOTZ, 2002)
Entre outras palavras, toda equação tem que estar equilibrada. Por exemplo, se de um lado tem-se dois mols de Oxigênio, representado por O, consequentemente no produto obrigatoriamente terá que ter a mesma quantidade.

3.3. Carbonato
Os carbonatos são materiais muito comuns na Terra. Um carbonato é um sal de ácido carbônico contendo o ânion carbonato...
tracking img