Trabalho e trabalhador no mundo globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e trabalhador no mundo globalizado. O perfil profissional e as competências
A partir dos anos 1990, com as mudanças no quadro econômico mundial, com o advento do neoliberalismo e da globalização, o mundo do trabalho sofreu profundas alterações. As mudanças nos circuitos de produção e na circulação de mercadorias, bem como a readequação dos setores de prestação de serviços,imprimiram ao trabalho um conceito de alta produtividade com menores custos.
A privatização de diferentes setores da economia, a terceirização de amplos setores da produção e o crescimento do trabalho de caráter temporário são marcas deste contexto altamente competitivo da economia global.
O conceito de emprego, tal como conhecemos ao longo de quase todo século XX, já não é mais o mesmo.Entendia-se emprego como uma relação estável e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem o realiza. Emprego, portanto, significava estabilidade e direitos. Hoje já não é mais assim, pelo menos não da forma como nossos pais e avós conheceram no século XX.
A palavra trabalho desvincula-se de emprego; cada vez mais vemos a substituição
gradual do emprego fixo,de longa duração e em tempo integral, por outras formas de prestação de serviços como o trabalho autônomo, o realizado por meio de cooperativa ou da terceirização dos serviços, o trabalho temporário ou em tempo parcial, aqueles feitos por projetos etc. As oportunidades de trabalho crescem, as de emprego se restringem.
Para o trabalhador, essas mudanças têm um significado importante, poisdele se exige uma formação contínua e uma grande capacidade de adaptação às diferentes situações e novas competências. Por isso, vamos expor as múltiplas competências e seu significado.


Competências pessoais e sociais

Pessoais e sociais são competências referentes a saber ser e a saber viver com outros,
as quais todos nós, independentemente de idade, gênero, nacionalidade, religião,profissão, trabalho exercido etc., devemos desenvolver desde muito cedo e aprimorar durante toda a nossa vida.
As competências pessoais e sociais são as seguintes:


• Praticar a observação, a análise, a reflexão, o debate e a argumentação consistente diante de situações-problema que demandam avaliações e opções, sem nos deixarmos conduzir por preconceitos ou conceitos ultrapassados naescolha dos caminhos a serem percorridos.

• Analisar e avaliar si mesmo, pessoas, fatos e atos, interpretando-os do ponto de vista da ética e da cidadania, ou seja: sob a luz de critérios de diferenciação entre o que é ou expressa o bem e o mal e o que impede ou não que todos sejam tratados com os mesmos direitos à igualdade, à liberdade, à autonomia e à felicidade, entre outros preceitosuniversais.

• Interpretar e analisar costumes, regras, leis, sistemas, processos, organizações e instituições sociais do ponto de vista dos diversos grupos envolvidos e situados no seu tempo, espaço e cultura. Ou seja, compreender que, diferentemente dos outros animais, os seres humanos são criativos tanto nas formas como se adaptaram à vida em espaços e épocas diferentes quanto na forma deexplicar sua existência e suas diferenças e também de expressar ideias e sentimentos.

• Reconhecer e enfrentar situações-problema ocorridas no meio social, participando de modo a intervir solidária e democraticamente na realidade, considerando que todos têm direito a uma vida de boa qualidade, mas que nem todos têm as mesmas oportunidades de consegui-las, o que faz de cada um de nós responsável pelagarantia da justiça e da equidade.

• Manter-se atento para reconhecer, prevenir e prever situações que representem riscos ou desrespeito à integridade física, mental, moral e social dos cidadãos.

Competências profissionais

Além das competências pessoais e sociais, há outras especialmente importantes no mundo do trabalho que se aplicam de forma geral a qualquer campo, profissão ou...
tracking img