Expansao dos gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Expansão dos gases
As características físicas mais importantes quando se trata do comportamento de gases, são a compressibilidade e a expansibilidade. Ou seja, a capacidade do gás de sofrer grandesvariações de volume quando sujeito a diferente situação de pressão. Neste artigo, você encontrará um estudo sobre essas e outras características dos gases.
Palavras-chaves: estados de um gás /isobárica / isocórica / isotérmica
· O gás ideal ou perfeito
O gás ideal ou perfeito não tem existência física, trata-se apenas de um modelo adotado para tornar o estudo mais simples.
É a partir da teoriacinética que se constitui o modelo de gás ideal, formulada a partir de hipóteses previamente elaboradas:
1. As moléculas do gás ideal se movem caoticamente, obedecendo às leis da mecânica clássica.2. As moléculas do gás ideal não interagem, exceto durante as colisões.
3. Os choques entre as moléculas e entre estas e as paredes do recipiente são perfeitamente elásticos e têm duraçãodesprezível.
4. As moléculas do gás ideal têm dimensões próprias desprezíveis.
Concluímos, portanto, que o volume do gás ideal consiste no volume do recipiente em que este se encontra. Além disso, não havendonenhuma força de coesão entre as moléculas que compõem o gás, qualquer que seja a temperatura a que está submetido, não afetará seu estado, que permanecerá gasoso.
· As transformações gasosas
Astransformações gasosas ocorrem quando, pelo menos, duas das variáveis do gás se modificam.
Quando o volume do gás permanece constante, diz-se que a transformação é isocórica; quando a pressão permanececonstante, a transformação é isobárica e quando a temperatura permanece constante, a transformação do gás é isotérmica.
1. Transformação isocórica
Como o volume V do gás se mantém constante,quando alteramos a temperatura, altera-se também a pressão do gás, de maneira que duas variáveis se modificam.
Os valores para a pressão e temperatura absoluta relacionam-se pela seguinte fórmula:...
tracking img