Existencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existencialismo

- Os existencialista não tem um pensamento unificado.
- Esta corrente não se forma como conseqüência de um raciocínio como outras ( leia-se racionalismo, empirismo ), mas comouma escolha antecipada.

“É impossível lutar com o que a alma escolheu”.

- Os homens que vivem de um modo inconsciente não têm existência.
- O pensamento marxista critica o existencialismo,acusando-o de obscurecer o lado luminoso da vida e destacar a sordidez humana. Uma vez admitida a repugnância humana, o ser humano estaria descompromissado da solidariedade e da ação social.
- Ocristianismo acusa o existencialismo de deixar o homem em um estado de gratuidade, onde tudo é permitido, pois se não existe Deus não há como condenarmos uns aos outros.
Sartre ( o representanteoficial ) responde às críticas.

Pessimismo X Otimismo

Ao nos depararmos com algo injusto, segundo a concepção existencialista , pensaremos ‘isto é humano’. Mas isto não significa umaconcepção pessimista, ao contrário, é visão otimista: se é humano, posso ou não praticar este ato – não há nada além de mim mesmo que me compele a isto.
- Sartre destaca a matriz atéia e a matriz católica (Assume a posição atéia).
- Existência precede a essência. ( Comum a todos as escolas existencialistas ).
- Kant defendia a essência antes da existência, por exemplo. Mas segundo os existencialistas,o homem existe no mundo, surge no mundo, para depois se definir.
- O homem é um projeto.

A angústia

Ao perceber que sua escolha envolve não apenas a si mesmo, mas toda a humanidade e que aresponsabilidade dessa escolha é inteiramente sua, se sentirá angustiado.

Má fé

Ao atribuir sua responsabilidade a outrem, estamos escolhendo a mentira não só para a própria existência, comopara todos os homens. Mas segundo Sartre, isto não impede o homem de agir como disseram os marxistas, pelo contrário implica em ação. A má fé da mentira, no sentido de que a má fé não trata de um...
tracking img