Resenha da teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista surge por volta de 1950 com uma nova visão no campo administrativo, propondo um novo conceito de estrutura nas organizações, onde o todo funciona combase no relacionamento entre as partes. Ou seja, a organização formal funciona com base no bom relacionamento dos grupos informais. Os estruturalistas estudaram o relacionamento e a oposição entre aTeoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, buscando o equilíbrio ente as organizações formais e informais; mostrando assim sua complexidade.
O equilíbrio estava em entender que as pessoastrabalham sob lógicas diferentes; assim estimula-las apenas com recompensas materiais poderia não trazer bons resultados, pois esta não é uma forma para motivar o trabalhador. No entanto, se junto com asrecompensas materiais fossem inclusas as recompensas sociais, com certeza haveriam melhores resultados. E por isso os estruturalistas viam a organização tanto formada por regras ( a parte formal)quanto por relações interpessoais ( a parte informal), mostrando também que o homem moderno teria que ser flexível e desempenhar vários papéis nos mais diversos tipos de organização.
Essa nova teoriaabordou todos os níveis da organização, desde o nível institucional até o operacional, e ampliou o seu campo de aplicação referente as organizações ( fábricas, prisões, hospitais e etc.); como tambémampliou a análise múltipla da organização, que tornou-se aberta aos acontecimentos ocorridos fora e dentro da organização.
Os estruturalistas apontam algumas características para definirem a tipologiade cada organização, uma dessas tipologias é a de Etzioni ( pai do estruturalismo) que classifica as organizações com base no uso da obediência para controlar as pessoas participantes da organização.Para Etzioni os meios de controle para obter tal obediência, são: controle físico, material ou simbólico. E são esses que definirão o tipo de interesse de cada pessoa na organização, moldando até...
tracking img