Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS
Alunas : ; Liege Benini; Rochele Massignan

1) Quais são os tipos de divisão celular?
Mitose e meiose

2) Diferencie mitose de meiose?
Mitose: Mitose é a divisão celular que ocorre nas células somáticas (células não sexuais) onde são produzidas inúmeras células a partir de uma só célula genitora. Uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomosexistentes na célula mãe.
Meiose: A meiose é o processo de divisão celular que ocorre nos órgãos reprodutores masculinos e femininos de plantas e de animais, e que leva a formação de esporos e gametas. A meiose é de muita importância para a evolução, pois é durante este processo que ocorre a recombinação genética, ou seja, ocorre troca de partes dos cromossomos, aumentando assim a variabilidadegenética dos gametas.

3) Quais são as fases do ciclo celular de uma célula eucarionte? Diferencie-as?
Divisão Celular e Interfase. Divisão celular (mitose): Mecanismo através do qual as células se multiplicam dando origem a outras células. A célula que está se dividindo é chamada célula original ou mãe, as novas células são as filhas. Interfase: G0 – Não se interpõe às fases do ciclo celular, mas é umanexo da intérfase. As células estão em repouso, ou seja, nesta fase não ocorrem eventos que as preparem para a divisão G1: Crescimento e preparação para a replicação dos cromossomas. S: síntese de DNA (replicação). G2: Preparação para a divisão mitótica.

4) Quais são as fases da mitose?
As fases da mitose são Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Prófase: início da condensação doscromossomos. Fragmentação da carioteca. Desintegração do nucléolo. Migração dos pares de centríolos para os pólos. Formação do fuso de divisão e do áster pelos microtúbulos (fibras protéicas ao redor do centríolo) do citoesqueleto. Os cromossomos, antes desordenados, unem-se às fibrilas do fuso pelos centrômeros e deslocam-se para a região central da célula. Metáfase: Os cromossomos alinham-se na regiãoequatorial da célula, onde se ligam às fibras do fuso. Os cromossomos atingem o grau máximo de espiralização. Anáfase: Separação das cromátides. Migração dos cromossomos para os pólos. Telófase: Reaparecimento do nucléolo e da carioteca. Descondensação dos cromossomos. As fibras do fuso e do áster desaparecem. Os microtúbulos do citoesqueleto organizam-se para formar um anel contrátil, que orientaa citocinese, a divisão final do citoplasma. Formam-se duas células idênticas à original.

5) Quais são as fases de meiose?
Basicamente as fases da meiose são parecidas com a da mitose. Em ambas, os pares de cromossomos se alinham no centro da célula e seguem para lados opostos. A meiose difere pelo “crossing-over” que ocorre com o DNA. Este “crossing over” é a troca de genes entre ascélulas. Nesta troca, os genes são misturados e o resultado desta troca não é uma duplicação perfeita como ocorre na mitose. Aqui as células se dividem originando duas novas células com apenas um par de cromossomos cada uma. Como o período de interfase é muito curto na meiose, as células não têm tempo de duplicar seus cromossomos para realizar uma divisão mitótica, então, elas novamente partempara uma divisão meiótica, dando início a meiose II.
Na prófase II o DNA restante nas células se condensa formando cromossomos curtos. Cada par de cromossomos possui um centrômero. Os centríolos iniciam sua jornada para lados opostos da célula.
Metáfase II: nesta etapa os cromossomos já estão alinhados no centro da célula e os centríolos estão preparados para duplicação.
Anáfase II: aqui oscromossomos aparecem divididos e seguem em direção a lados opostos da célula. Eles não dividem o DNA entre as novas células, ao invés disso, eles repartem o DNA já existente. Cada célula filha pegará somente o necessário para suas funções metabólicas.
Telófase II: nesta fase o DNA já foi completamente puxado para os lados. Ao final desta fase, haverá quatro células haplóides que são chamadas de...
tracking img