Trocas termicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trocas Térmicas

Formas de propagação do calor
A energia chamada neste caso de energia térmica pode passar de um corpo para o outro fundamentalmente de três maneiras diferentes: condução,convecção, radiação e evaporação.
Não é sempre, mas na maioria das vezes elas acontecem combinadas.
Evaporação
A evaporação é um fenômeno no qual os átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se asubstância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.
Exemplo: Quando a piscina de um edifício está exposta ao sol a temperatura da água é elevada pelo calor do sol.

ConduçãoA condução é a troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes de um corpo com temperaturas diferentes. Caracteriza-se por transporta calor e as partículas não saírem do lugar. Acondutividade do material depende da: densidade, natureza química e umidade do material.
Exemplo: A casa possui um ambiente para o lado do poente onde uma parede recebe o calor e é aquecida, esseaquecimento é transmitido por condução para o interior. Causando assim um aumento de temperatura.

Convecção
Convecção é o movimento de moléculas em fluidos (i.e. líquidos, gases e rheids).
Ele não podeter lugar em sólidos, uma vez que nem os fluxos de correntes de massa ou difusão significativos podem ocorrer em sólidos. A convecção térmica é soma de dois fenômenos físicos, a condução de calor (oudifusão de calor) e a advecção de um meio fluido (líquidos e gases).
Exemplo: Em lugares com temperatura baixa à necessidade de um aquecedor, nesse caso ocorre a convecção, que é o aquecimento do arocorrendo uma circulação do mesmo. O quente por ser menos denso ele sobe e o ar frio por ser mais denso desce. Com esse ciclo a temperatura do ambiente se tornará estável.







RadiaçãoRadiação é a troca de calor entre dois corpos que têm uma distância qualquer entre si através de sua capacidade de emitir e absorver energia térmica. É conseqüência da natureza eletromagnética da...
tracking img