Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios para revisão e reforço da aprendizagem

Biofísica

1.Quais fatores interferem na permeabilidade da membrana plasmática à determinado soluto e porquê?
A entrada de água e íons na planta é chamada difusão, o controle desta entrada é chamado permeabilidade, porém as membranas podem barrar a entrada de alguns íons e permitir a entrada de outros, de acordo com as propriedades de cadaíon, por isso dizemos que a membrana plasmática é diferencialmente permeável.

2.Explique cada uma das características dos transportes carreados por mediadores.

3.Defina transporte passivo e transporte ativo. Explique cada um dos tipos de transporte passivo e ativo.

Transporte passivo

É um transporte que ocorre sem gasto de energia externa ao sistema e ocorre a favor do gradienteeletroquímico, ou seja, vai do maior gradiente eletroquímico para o menor gradiente eletroquímico, no caso de um soluto carregado ou a favor do gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado, no caso de um soluto não carregado. Pode ocorrer então a entrada de solutos na célula a partir do meio extracelular ou sair solutos da célula indo do meio intracelular para o meioextracelular.
transporte ativo
Nesse tipo de transporte há o gasto de energia (na forma de ATP) e ocorre contra um gradiente de concentração, isto é, as substâncias serão deslocadas de onde estão pouco concentradas para onde sua concentração já é alta.Transporte ativo: Nesse tipo de transporte há o gasto de energia (na forma de ATP) e ocorre contra um gradiente de concentração, isto é, as substânciasserão deslocadas de onde estão pouco concentradas para onde sua concentração já é alta.Há dois tipos de transporte ativo:
Transporte ativo primário:
O processo de transporte está acoplado à quebra de uma ligação covalente da molécula de ATP, que é o fornece a energia necessária para que o processo ocorra.

Transporte ativo secundário:
Uma substância é transportada contra seu gradiente depotencial eletroquímico porque o processo está acoplado ao transporte de uma outra substância, por exemplo Na+, que é transportada a favor do seu gradiente de potencial eletroquímico

4.Como é a distribuição dos íons sódio entre os compartimentos hídricos do organismo? Qual o efeito do aumento da concentração de sódio do meio extracelular sobre o volume celular? Qual o efeito da redução da concentraçãode sódio do meio extracelular sobre o volume celular?

5.Como é a distribuição dos íons potássio entre os compartimentos hídricos do organismo? Descreva o papel destes íons no potencial de repouso dos neurônios.

6.Qual o efeito do aumento da concentração de potássio do meio extracelular sobre o potencial de membrana celular?
o aumento da concentração extracelular de potássio resulta nadespolarização do potencial de membrana das células

7.O que é potencial de difusão e potencial de equilíbrio?
POTENCIAL DE DIFUSÃO: É a diferença de potencial gerada na membrana quando o íon se difunde. POTENCIAL DE EQUILIBRIO: as forças químicas e elétrica age nas cargas iguais mais opostas levando ao equilíbrio.

8.O que significa dizer que a bomba Na+ – K+ é eletrogênica? Explique.
ONA+/K+ é considerada uma bomba eletrogênica porque ela gera uma diferença de potencial entre a parte intra e extra-celular. Ela é mais conhecida pela função de bomba eletrogênica. Ela é que participa no desncadeamento do potencial de ação em neurônios. A bomba, ligada ao ATP, liga por sua vez 3 Na+ intracelulares.

9.Como é gerado e propagado um potencial de ação? (Descreva o potencial de ação e suasfases, explicando o papel dos canais iônicos e dos respectivos íons na gênese do potencial de ação).

Quando um estímulo chega a um receptor ou terminação nervosa, sua energia causa uma inversão temporária de cargas na membrana plasmática do neurônio. Como conseqüência, a diferença de potencial, antes de -70 mV entre o interior e o exterior da célula passa a ser positiva, com o valor...
tracking img