Desigualdade social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como tema a desigualdade social no Brasil. Cujo principal fator determinante são os problemas estruturais da sociedade brasileira e a persistente concentração de renda e de riquezanuma pequena parcela da população.

Justifica-se a escolha deste tema em virtude das políticas públicas empreendidas no Brasil não criarem recursos suficientes para elevar a qualidade de vida dapopulação.

Para tanto, foi necessário pesquisar a origem do Capitalismo que surgiu na época do Renascimento, quando uma certa quantidade de riquezas se concentrou nas mãos de poucas pessoas, com oobjetivo de acumulação de lucro.

A Revolução Industrial foi uma das conseqüências desse processo histórico que trouxe inovação na forma de se produzir mercadorias. A partir do século XVIII, o sistemaprodutivo se tornou cada vez mais racional, e impediu que os antigos artesãos europeus acompanhassem essa evolução, desde então, eles foram aos poucos se tornando mão-de-obra assalariada. Desse modo,o número de operários que vendem sua força de trabalho, considerada como mercadoria, possibilitando ao capitalista acumulação de capital, aumentando as diferenças entre as classes sociais (COSTA,1997).

A desigualdade é produzida inevitavelmente, no processo, das economias capitalistas e não pode ser eliminada sem alterar de modo fundamental os mecanismos do Capitalismo.

Desde a antiguidade,as sociedades apresentam as diferentes formas de discriminação e distribuição de bens, gerando a extratificação de classes e, com base nessa desigualdade, variados grupos tornam-se cultural,comportamental e organizacionalmente distintos. A especialização do trabalho e as formas hierárquicas de convívio social levam a diferenciação e a desigualdade social. Elas podem ocorrer praticamente em todosos níveis de sociedade.

O Brasil, apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo é um dos campeões em desigualdade social. Tal situação é fruto de um longo período de descaso e...
tracking img