As desigualdade sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAUTO A. NUNES FILHO
ANDRESSA MARINHO BOTELHO
CÁSSIA SILVANA MARTINS
EDMILSON RAFAEL DA SILVA
ELAINE DE CARVALHO
GUSTAVO DEL COLI
JULIANA CRISTINA DE JESUS FERREIRA
LUCELIA CÂNDIDO MOREIRAMAICON FÁBIO MERCURIO
patrícia ítalo
RODRIGO MACHADO DE SOUZA

Desigualdade Social: a visão de Marx inserida na sociedade brasileira

Prof. Élcio

Apucarana - Paraná
2011
Desigualdade socialAtualmente as características das diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para percebermos que os homens sãodiferentes são: físicos ou sociais. Observamos isso em nossa sociedade, pois nela podemos encontrar um contraste no poder aquisitivo da população, enquanto uns vivem na miséria outros vivem rodeados de coisasluxuosas e com mesas muito fartas.
Contudo a desigualdade social assume aspectos distintos porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cadasociedade.

Desigualdade Social Segundo Karl Marx
Para Karl Marx a sociedade é um conjunto de ações humanas que tornam a sociedade possível, essas ações indicam que o homem se relaciona uns com os outrosdando origem a organização social. Marx avalia as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação éque da origem a essas desigualdades.
O filosofo afirmava que desigualdades são geradas dessa relação contraditória, e se manifesta na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, no qualuma classe produz e a outra se apropria do produto desse trabalho, onde esta classe capitalista domina a primeira dando origem as classes operárias e burguesas.
Marx defendia que ao tentarmosdescobrir as causas do surgimento das desigualdades na humanidade veríamos que ela é fruto das relações, sociais, políticas e culturais, e que as desigualdades não são apenas econômicas, mas também...
tracking img