Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRF – 5º REGIÃO Língua Portuguesa Rodrigo Bezerra

Bibliografia sugerida

2. (FCC) Assinale a alternativa em que o termo indicado seja classificado como advérbio. (A) mais (L.124)  “...que dispõem de mais recursos e mais informações?” (B) conforme (L.12)  “...A despeito de sua natureza relativamente controversa, a ética tributária, ao menos conforme admite o senso comum, vincula-se àconcepção e à prática de regras justas e razoáveis em matéria tributária. (C) nenhum (L.41)  “...Não causa estranheza o empresário afirmar, sem nenhum sentimento de culpa,...” (D) Nada (L.4)  “...Nada diferente do que ocorre em relação à acepção da ética em outros domínios da política e da economia.” (E) demais (L.51)  “A mais conhecida é o propósito ilícito de auferir vantagens em relação aos demaiscontribuintes.” 3.(FCC) Dentre as alternativas a seguir, uma não exerce papel adjetivo no texto I. Assinale-a. (A) de periferia (L.1) (B) de barro (L.1) “Pense num bairro de periferia, numa rua ainda de barro,numa pré-escola de terra batida...” (C) segunda (L.7) “...onde foi inaugurada a segunda Casa de Leitura da capital.” (D) com Internet (L.29) “Uma sala com Internet convida os jovens a outrasleituras, com CDs, música e plástica.” (e) Convidados (L. 36) O mate gelado corria sem pressa, e os vizinhos, convidados e imprensa se misturavam para ouvir histórias, receber a bênção e acompanhar os brevíssimos discursos. Caracterização do substantivo:

TRF 5ª REGIÃO 2012 - PROGRAMA Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento ecolocação. Emprego das conjunções e das locuções conjuntivas. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto. Caracterização do substantivo: 1ª  É uma classe de palavras variáveis, a qual geralmente vem acompanhada por determinantes. Logo... Uma classe morfológica acompanhadapor determinantes é um substantivo ou uma palavra substantivada. Cuidado!!!! Não confunda!!!

1

TRF – 5º REGIÃO Língua Portuguesa Rodrigo Bezerra

2ª  É uma classe de palavras variáveis, que exerce privativamente o núcleo das seguintes funções sintáticas: SUJEITO, OBJETO DIRETO, OBJETO INDIRETO, COMPLEMENTO NOMINAL, AGENTE DA PASSIVA, APOSTO, PREDICATIVO E VOCATIVO. Logo... Uma palavra queexerçe o núcleo de uma dessas funções sintáticas é um substantivo ou uma palavra substantivada. 1.(FCC – TRF 2ª REGIÃO) Vencer tais limitações tem sido um desafio constante lançado à espécie humana. A frase acima, em seu contexto, abona a seguinte assertiva: Vencer constitui emprego do infinitivo como substantivo, emprego também exemplificado por “Recordar é viver”, que equivale a “A recordação évida”. Identificação do sujeito Características do sujeito: a) Por ser um termo regente, não se deixa reger por preposição. Logo... Um termo regido por preposição não exercerá a função de núcleo de um sujeito. 1. ............................... (dever) agradar aos ruidosos passageiros toda essa parafernália eletrônica, que os dispensa de refletir sobre si mesmos. 2. Não.............................. (convir) a muita gente esses momentos únicos de reflexão, que uma viagem de ônibus podia propiciar. 3. Para as pessoas mais sensatas, .............................. (implicar) sérios riscos a drástica divisão entre pessimistas e otimistas. 4. A qualquer pessoa .................................. (poder) ocorrer, neste tempo de radicalismos, argumentos em favor da mais pessimista expectativahistórica.

6. (TRE/PR 2012) Isso talvez nos explique por que os gregos, estes que teriam inventado a democracia ocidental com seus valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor fundamental: a suspeita de si. (E) Está em conformidade com o padrão culto escrito esta redação alternativa à do segmento destacado: "o motivo dos gregos legarem-nos apenas um valor fundamental". LEMBRE-SE!!...
tracking img