Exercicios sociologia juridica

1-Por que na ótica sociológica o incesto pode tanto ser considerado um problema como uma solução?

O incesto é visto negativamente, segundo o texto, como um termo abominável de comportamento sexuale sujeito a diversos tipos de castigo. Mas ele é aceito por muitas sociedades de forma “como um expediente para preservar o núcleo familiar, evitar a harmonia engendrada”.
2-Como a sociedade reagecontra os diversos tipos de conduta?

Ela exige mecanismos diretos ou indiretos, sanções e acaba por se revoltar e a ter desprezo com relação ao cumprimento da norma, aperfeiçoando-a.
3- A partir dotexto, como são situadas às muitas sociologias relacionadas com o direito?
A matéria da sociologia na seara do Direito é ampla e variada. Conhece diversas modalidades de especificações temáticas eespecialização. Tantas que os juristas muitas vezes conseguem identificar não apenas uma, nem duas, mas muitas ‘’sociologias’’.
Para outros, a sociologia abordaria o Direito do ponto de vista‘’genético’’, o Direito a partir de sues problemas ‘’operacionais’’. Há, ainda, quem defina o percurso da sociologia nos domínios do Direito através de suas ‘’ tarefas essenciais’’:
* Investigar qual a funçãodo direito nas mudanças que sofre a sociedade, função que pode ser sintetizada na fórmula ‘’o Direito da sociedade’’.
* Analisar a aplicação maior ou menor das normas jurídicas em determinadasociedade, bem como a maior ou menos aplicação das normas estatais em contextos particulares, ou mesmo no sistema internacional em seu conjunto.

4- Quais as tarefas essenciais do direito?
*Investigar qual a função do direito nas mudanças que sofre a sociedade, função que pode ser sintetizada na fórmula ‘’ o Direito da sociedade’’
* Analisar a aplicação maior ou menor das normasjurídicas em determinada sociedade, bem como a maior ou menor aplicação das normas estatais em contextos particulares, ou mesmo no sistema internacional em seu conjunto.
5- Porque a sociologia deve...